outubro 14, 2011

LEITURA DE FIM DE SEMANA

Na sequência das notícias tenebrosas de ontem à noite e de acordo com o nosso estado de espírito, a nossa sugestão de leitura de fim de semana vai para o romance "As fogueiras da inquisição" da escritora Ana Cristina Silva. Mais do que um romance histórico, este livro constitui um impressionante testemunho das perseguições aos judeus pela inquisição. 

Esta história desenrola-se ao longo do século XVI, numa época em que o medo e a denúncia são constantes, em que as perseguições e os massacres se sucedem e a inquisição é imposta em Portugal. Sara Leão, protagonista e neta de uma família judaica portuguesa, é presa num calabouço em  Évora, acusada de práticas judaicas. 
"(...) A liberdade, Sara, está na forma como sabemos dar uso àquilo que os outros pensam ver em nós, pois muitas vezes, antes mesmo de olhar, as pessoas já decidiram o que hão-de observar".  Pág 19

"(...) Não era preciso renunciar ao que se era, desde que se tivesse a astúcia de tornar as aparências mais verosímeis do que a própria realidade. Assim, o seu repertório  de mentiras era inesgotável quando se tratava de convidar gente à sexta-feira para celebrar o Shabbat." Pág 34


É uma obra envolvente, através da qual ficamos a conhecer esta extraordinária saga familiar, as suas vicissitudes, a coragem e a solidariedade, que várias gerações revelaram face ao terror que as ameaçava.

Ana Cristina Silva nasceu em 1964 em Vila Franca de Xira.
É docente universitária lecionando as cadeiras de psicologia da linguagem e seminário de estágio no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Doutorada em Psicologia da Educação, especializou-se na área de aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvendo investigação neste domínio com obra científica publicada em Portugal e no estrangeiro.
Da sua experiência consta também trabalho de campo, como psicóloga, integrada no PIPSE - Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Escolar.
Nos seus romances, Ana Cristina Silva procura quase sempre mostrar-nos o mundo através de uma visão feminina, partindo de alguém que participa diretamente nos factos narrados.


BOM FIM DE SEMANA COM BOAS LEITURAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...