outubro 20, 2011

PARABÉNS AOS VENCEDORES

PRÉMIO LEYA 2011
O Prémio LeYa, considerado o de maior valor pecuniário em Portugal (100 mil euros), foi criado em 2008 e visa distinguir um romance inédito escrito em português. Este ano candidataram-se 162 romances originais, a maior parte de Portugal e do Brasil, mas também de Inglaterra, França e Itália.
A decisão do júri, constituído por Manuel Alegre, José Castello, José Carlos Seabra Pereira. Lourenço Joaquim da Costa Rosário, Nuno Júdice, Pepetela e Rita Chaves, foi tomada por maioria, depois de muita discussão. "Foi uma edição com livros de muita qualidade", afirmou o presidente do júri, Manuel Alegre.
Relativamente à obra premiada, "O teu rosto será o último", o júri salientou a "composição delicada de histórias autónomas, que se traçam em fios secretos", considerando que o romance, "apoiado em imagens fortes, constroi um perturbador painel do presente português".
João Ricardo Pedro sucede a Murilo Carvalho e a João Paulo Borges Coelho que venceram este prémio em 2008 e 2009, respetivamente. Em 2010 o prémio não foi atribuído.
Anunciado o vencedor de 2011, está desde já aberta a edição de 2012 do Prémio LeYa, cujo regulamento será brevemente disponibilizado em http://www.leya.com/.

João Ricardo Pedro

João Ricardo Pedro foi o vencedor do Prémio LeYa 2011, com o seu romance "O teu rosto será o último".
O autor manifestou uma "enorme alegria" quando soube da distinção. "Escrevi este livro há dois anos, quando fiquei desempregado", disse à agência Lusa, acrescentando que vai ser um grande incentivo para continuar a escrever e que já tem novas ideias.
O romance relata a história de uma criança nascida em Portugal no período da Revolução de 25 de Abril e segue o seu percurso até aos 17 anos, acompanhada pela família


PRÉMIO MAN BOOKER

Julian Barnes
O escritor britânico Julian Barnes, de 65 anos, autor de dez romance e de três livros de contos, esteve três vezes na lista dos finalistas do Prémio Man Booker para ficção, com os romances "O Papagaio de Flaubert" em 1984; "Inglaterra, Inglaterra", em 1998 (ambos disponíveis na Biblioteca Municipal), e "Arthur & George", em 2005.
Em 2011 é finalmente o vencedor do Prémio Man Booker 2011 para ficção, com o romance "The Sense of an Ending", que já foi comprado pela editora Quetzal e será publicado em breve em Portugal.
Pela sua carreira literária, Julian Barnes recebeu recentemente o David Cohen Prize for Literature 2011.

BOAS LEITURAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...