outubro 12, 2011

PRECISAMOS TER A MÚSICA NA CABEÇA E CANTAR COM O CORPO

Luciano Pavarotti foi considerado o "maior tenor do mundo" desde o desaparecimento do "grande Caruso" em 1921. Dotado da mais execional e cara voz do mundo, o italiano soube impor-se nos palcos mais prestigiados - do Scala de Milão à Metropolitan Opera de Nova Iorque - com a sua imponente figura, a soberba barba escura e sorriso cativante.

Luciano Pavarotti, 1935-2007
Luciano Pavarotti nasceu a 12 de outubro de 1935 em Modena, Itália. Tendo decidido inicialmente pelo ensino, optou, em 1961, definitivamente pelo canto.
"A Boémia" de Puccini, a sua ópera preferida, que interpretou no palco da ópera de Reggio Emília, trouxe-lhe um êxito tal, que depressa ultrapassou as fronteiras de Itália e da Europa. "A Filha do Regimento" de Donizetti, "A Sonâmbula" de Bellini, "Guilherme Tell" de Rossini, "Rigoletto" de Verdi estão presentes em mais de 30 anos de digressões mundiais. Tendo limitado os seus concertos a cem por ano, as maiores divas - Montserrat Caballé, Kiri T Kanawa, Joan Sutherland - acompanham-no nas suas atuações.


Em julho de 1998, durante um mega concerto em Paris a partir da Torre Eiffel, José CarrerasPlácido Domingo formam com Pavarotti um trio de tenores. Acompanhou igualmente estrelas da Pop como Bono Vox, Queen, Elton John, entre outros. Apresentou-se em Hyde Park em Londres e em Central Park em Nova Iorque onde foi ouvido por mais de 500.000 pessoas. Pavarotti tem duas entradas no Livro de Recordes: o maior número de chamadas ao palco (165) e o álbum de música clássica mais vendido - "In Concert" de Os três tenores.

Pavarotti produzia anualmente na sua cidade natal, Modena, concertos de beneficência, "Pavarotti and Friends", cantando ao lado de grandes músicos tais como Sting, Bon Jovi, Tracy Chapman, Mariah Carey, para arrecadar fundos para as causas da ONU, nomeadamente para as crianças vítimas da guerra da Bósnia, Kosovo, Iraque, Guatemala.
A sua última tournée foi em 2004, aos 69 anos.
A 10 de fevereiro de 2006 cantou "Nessun Dorma" na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim. Nesse mesmo ano, em julho, descobriu um tumor no pâncraes.
Faleceu aos 71 anos, a 6 de setembro de 2007.


Luciano Pavarotti atuou duas vezes em Portugal. A primeira a 13 de janeiro de 1991 no Coliseu dos Recreios de Lisboa, num concerto denominado "Uma noite com Luciano Pavarotti". A segunda vez ocorreu em Faro, no Estádio São Luís a 21 de junho de 2000.



"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende"
                                                                                                                       Schopenhauer


Veja AQUI os cd's de Luciano Pavarotti,
 que pode ouvir na sala de audio/vídeo da sua Biblioteca

Boa Semana com Boa Música

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...