COMO SOMOS

HISTÓRIA E LOCALIZAÇÃO

Inaugurada a 30 de novembro de 2001, a Biblioteca Municipal está situada em pleno centro da cidade da Marinha Grande e instalada num espaço pertencente ao conjunto edificado da Fábrica Escola Irmãos Stephens.
Ladeada pelo Museu do Vidro e pela Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG), o edifício ocupado pela Biblioteca Municipal passou por uma fase de obras de recuperação e adaptação, envolvendo uma parceria técnica e financeira repartida entre a autarquia e o ex. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, atual Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas/ Secretaria de Estado da Cultura.  
A Marinha Grande passou desde então a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, tendo recebido todo o espólio documental pertencente à Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian existente na cidade. 




REGRAS DE UTILIZAÇÃO

Como pode utilizar a Biblioteca Municipal?

De acordo com o Manifesto da UNESCO para as Biblioteca Públicas, aprovado em novembro de 1994, também, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande se constitui como um polo de acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, de utilização livre e aberta a todos, sem qualquer tipo de discriminação, contribuindo para elevar o nível cultural dos cidadãos.
Assim, todos os serviços da Biblioteca são de livre acesso e gratuitos. Para usufruir do serviço de empréstimos deve solicitar no balcão de atendimento, situado no rés do chão, a sua admissão como Leitor e proceder à sua inscrição. Esta inscrição dar-lhe-á direito a ter acesso ao empréstimo de livros, de acordo com as regras definidas para a instituição. No momento da inscrição, deve ser portador de um documento de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Passaporte, Cédula Pessoal, etc.) e apresentar um documento comprovativo da morada (fatura da água, eletricidade, telefone, etc.). A inscrição é gratuita.


Quais os serviços disponíveis ao público?


A Biblioteca Municipal disponibiliza ao público os seguintes serviços:


  • Empréstimo de documentos;
  • Reserva de documentos;
  • Consulta local em livre acesso;
  • Apoio na pesquisa bibliográfica;
  • Catálogo bibliográfico disponível localmente e on-line;
  • Acesso a um núcleo de fundo local;
  • Acesso wireless e espaço internet gratuitos;
  • Computadores de acesso ao público para a elaboração de trabalhos;
  • Sala para utilização local de documentos áudio e vídeo;
  • Leitura gratuita de publicações periódicas de âmbito nacional e regional;
  • Atividades de promoção do livro e da leitura;
  • Difusão de informação através de newsletter mensal e dois sítios na web em 
e


Como funciona o serviço de empréstimo?

Após a escolha dos livros que pretende requisitar para leitura domiciliária, deve descer ao rés do chão e dirigir-se à funcionária do balcão de atendimento para proceder ao registo do empréstimo. Pode requisitar, em simultâneo, até ao máximo de 3 livros, por um período máximo de 15 dias seguidos. Findo este período, deverá proceder à devolução dos livros ou solicitar a renovação do prazo por mais 15 dias.

Todos os livros emprestados devem ser preservados, não podendo ser riscados, rasgados ou sublinhados. Os carimbos e etiquetas colocados nos livros pelos serviços da Biblioteca, não podem ser violados ou alterados. Em face de perda ou dano do livro emprestado, o leitor deverá proceder à reposição de um livro novo ou de igual valor. No caso de posse prolongada e abusiva de livros, o leitor será sucessivamente notificado pelos serviços para proceder à regularização da situação e em caso de não cumprimento do solicitado ficará o leitor impedido de proceder a novas requisições.


Como proceder à devolução dos livros requisitados?

Decorrido o período de requisição, deve dirigir-se ao balcão de atendimento do rés-do-chão e proceder à devolução dos livros. Se o período fixado para o empréstimo não for suficiente, solicite à funcionária a sua renovação por igual período de tempo. Pode fazer este pedido através do telefone ou por e-mail, mas sempre até ao último dia do empréstimo, de modo a evitar o incumprimento dos prazos.

Os prazos de devolução dos livros devem ser sempre respeitados. O incumprimento provocará sempre o prejuízo de outros leitores.

      
ORGANIZAÇÃO

Como está organizada a Biblioteca?


A Biblioteca está organizada de forma a possibilitar o livre acesso às estantes por parte dos utilizadores. Quer isto dizer, que podem ser retirados os livros diretamente das estantes pelo próprio leitor. Todavia, os livros retirados das estantes e que já não sejam necessários para consulta, devem ser colocados nos carros dos livros existentes nas salas de leitura. Apenas os funcionários devem proceder à arrumação dos livros nas estantes, dado que a cada livro corresponde uma cota que permite a arrumação correta do livro. Numa biblioteca nada está arrumado ao acaso e um livro mal arrumado poderá significar um livro perdido.

Para uma pesquisa mais pormenorizada e concreta poderá consultar o nosso catálogo bibliográfico, utilizando as várias formas de pesquisa disponíveis, ou seja, poderá realizar a pesquisa recorrendo ao nome do autor, ao título, ao assunto, editora, etc.). Em caso de necessidade de orientação na pesquisa, terá sempre ao dispor o apoio de técnicos com formação adequada. O nosso catálogo poderá ser consultado na Biblioteca, junto ao balcão de atendimento no rés-do-chão, ou on-line, através do portal do Município, no blogue da Biblioteca Municipal ou CLICANDO AQUI.

A arrumação dos livros nas estantes é feita com recurso à Tabela de Classificação Decimal Universal, sendo adotada a classificação que corresponderá ao assunto abordado pelo respetivo documento. Assim, temos os documentos distribuídos por 9 grandes classes, que por sua vez se desdobram em sub-classes e auxiliares. As grandes classes utilizadas para classificar um documento são as seguintes:


Classe 0: Generalidades. Enciclopédias. Dicionários.
Classe 1Filosofia. Psicologia.
Classe 2: Religião. Teologia.
Classe 3: Ciências Sociais.
Classe 5: Ciências Exatas.
Classe 6: Ciências Aplicadas.
Classe 7: Arte. Desporto.
Classe 8: Linguística. Literatura.
Classe 9: Geografia. Biografias. História.


  Quais os espaços funcionais da Biblioteca?

O edifício da Biblioteca Municipal desenvolve-se em 2 pisos, por onde se distribuem vários espaços funcionais. Ao nível do rés do chão situam-se o balcão de atendimento geral, a sala de leitura de periódicos e um pequeno auditório. No 1º piso situam-se as salas de leitura de adultos e infanto-juvenil e a sala de áudio/vídeo. O acesso ao 1º piso pode ser feito através de escada ou elevador. Todo o edifício está concebido de forma a permitir o acesso a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
   


ATIVIDADES E PROJETOS

A Biblioteca Municipal promove regularmente atividades com o objetivo de divulgar autores e livros e promover a leitura, dirigidas especialmente às camadas mais jovens da população. 

São exemplo dessas atividades e projetos:

  • Hora do Conto - sessões de leitura;
  • Bibliotour - visitas guiadas;
  • Filmes & Companhia;
  • Exposições;
  • Projeto Livros em Movimento - empréstimo de livros às escolas do 1º CEB;
  • Projeto Pegue e Leve e Pack Família - empréstimo de documentos para toda a família.
   



















   








ESPERAMOS POR SI

CONTAMOS CONSIGO




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...