outubro 19, 2011

O "POETINHA" FARIA HOJE 98 ANOS

"(...) Tomara que a tristeza te convença, que a saudade não compensa e que a ausência não dá paz, e o verdadeiro amor de quem se ama, tece a mesma antiga trama que não se desfaz. E a coisa mais divina do mundo, é viver cada segundo como nunca mais".
                                                                                                                           Vinicius de Moraes

Dele disse Carlos Drummond de Andrade: "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em estado natural. Eu queria ter sido Vinicius de Moraes".

Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes, mais conhecido por Vinicius de Moraes, foi de tudo um pouco. Poeta, compositor, diplomata, dramaturgo, jornalista, além de galanteador e boémio. Nasceu a 19 de outubro de 1933, no Rio de Janeiro.
Poeta essencialmente lírico, também conhecido como "Poetinha", apelido  atribuído por Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos.


Considerado como o "mais romântico dos poetas" da sua geração, a obra de Vinicius é extensa. Não se resume apenas à poesia, mas passa também pela prosa, dramaturgia, jornalismo, diplomacia e música. No campo musical, o "Poetinha" teve como principais parceiros Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque, Carlos Lyra.
Mas foi da sua parceria com Tom Jobim que resultaram grandes sucessos tais como: "Se Todos Fossem Iguais a Você", "A Felicidade", "Chega de Saudade", "Eu Sei Que Vou Te Amar" e uma das canções mais gravadas em todo o mundo, "Garota de Ipanema".


"Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim".
                                                                              Vinicius de Moraes, in "Procura-se um amigo"

O poeta estava em Portugal, a dar uma série de espetáculos, alguns com Chico Buarque e Nara Leão, quando o regime militar emitiu o AI-5 (Ato Institucional nº 5), através do qual foi afastado compulsivamente da carreira diplomática. O motivo apontado terá sido o seu comportamento boémio, que alegadamente o  impedia de cumprir as suas funções.
Vinicius foi amnistiado após a sua morte pela justiça brasileira em 1998. Em 2006, foi oficialmente reintegrado na carreira diplomática. A Câmara dos Deputados brasileira aprovou em fevereiro de 2010 a promoção póstuma do poeta ao cargo de "ministro de primeira classe" do Ministério do Negócios Estrangeiros, o equivalente a embaixador. A lei foi publicada no Diário Oficial, no dia 22/06/2010 com o nº 12.265.

O cidadão do mundo, Vinicius de Moraes, faleceu a 17 de abril de 1980, já reconhecido como um dos maiores compositores e poetas brasileiros.




Na Biblioteca da sua cidade pode requisitar para empréstimo domiciliário o livro de Vinicius de Moraes "O operário em construção e outros poemas".

 Boa Semana com Boas leituras e Boa Música

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...