outubro 31, 2011

DIA DAS BRUXAS (HALLOWEEN)


A tradição de se comemorar o Dia das Bruxas (Halloween) é muito recente em Portugal, tendo ganho alguma popularidade entre os mais jovens, por ser uma data assinalada em contexto escolar.
É uma tradição importada dos países anglo-saxónicos, em especial dos Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Reino Unido. As raízes da celebração remontam aos povos da antiguidade, havendo vestígios de celebrações do dia 31 de outubro, por exemplo entre os Celtas (Irlanda), que celebravam esta data por ela coincidir com o fim do verão, período de fertilidade, e dar início a um novo ano. Acreditavam que nessa noite os mortos, que para eles viviam em felicidade perfeita, visitavam a Terra, voltando às suas casas, facto que era celebrado com rituais de adoração, fazendo-se fogueiras para afastar os espíritos malignos. A pouco e pouco esta tradição foi evoluindo, sendo exportada para outros países, tal como aconteceu nos Estados Unidos onde se julga ter sido introduzida por emigrantes irlandeses, passando a constituir uma tradição que se mantém até aos dias de hoje.

Por seu lado, a Igreja Católica instituiu o dia 1 de novembro como o dia de todos os santos e o dia 2 como dia de finados. Assim, de certo modo, a religião cristã integrou algumas das antigas crenças, proibindo no entanto tudo o que se relacionasse com a bruxaria. Recorde-se o Tribunal do Santo Ofício, que através dos autos de fé condenaram à fogueira homens e mulheres suspeitos da prática de feitiçaria, fazendo do período da Inquisição um dos mais dramáticos da História.
Se esta celebração, quer na sua origem pagã quer religiosa, nasce como uma celebração aos mártires e aos defuntos, progressivamente ela tem vindo a incorporar diferentes influências que a afastam do seu espírito inicial, manifestando-se pela emergência de elementos pagãos, em torno de símbolos ligados à bruxaria e ao ocultismo, marcados pontualmente por pormenores macabros.

E este imaginário, que envolve atualmente as celebrações  do Halloween, está refletido também na literatura.
A "bruxa" como um ser feio e demoníaco, por contraponto à fada boa e bela, povoa a literatura para a infância.
Os ambientes da feitiçaria, das personagens malignas e sobrenaturais, dos fenómenos transcendentes que criam seres fantásticos, estão presentes na literatura juvenil. 
A área das ciências ocultas e da espiritualidade tem leitores fiéis.

O recente fenómeno Harry Potter inscreve-se nesta tendência, bem como a saga de O Senhor dos Anéis.

Por isso, deixamos-lhe aqui esta MONTRA DE LIVROS, que pode requisitar na Biblioteca Municipal.  É uma mostra constituída por livros para todas as idades. Para os ler, basta estar inscrito na Biblioteca e requisitá-los.
 

VENHA À BIBLIOTECA MUNICIPAL!

TENHA UM BOM DIA ... 
... DAS BRUXAS!






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...