outubro 11, 2011

EXPOSIÇÃO

"...cada livro é uma busca da minha identificação com o País e comigo próprio"
                                                                                                            José Cardoso Pires


Está patente ao público, no átrio de entrada da Biblioteca Municipal e até ao próximo dia 15 de outubro,  uma mostra bibliográfica acompanhada de cartazes, sobre a vida e obra de José Cardoso Pires, unanimemente considerado um dos maiores escritores portugueses do século XX.





Sobre o autor, Urbano Tavares Rodrigues referiu ao jornal Público, a 28 de outubro de 1998, "José Cardoso Pires foi sem dúvida uma figura cimeira entre os melhores escritores portugueses do seu tempo. A sua linguagem é muito depurada, de um grande rigor, por vezes com conotações bem pessoais e intensamente sugestivas".



José Cardoso Pires nasceu a 2 de outubro de 1925, no concelho de Vila de Rei, Castelo Branco. Ainda criança foi viver para Lisboa, cidade que abraçou e que amou.
Em 1949, publica o seu primeiro livro, "Os caminheiros e outros contos", retirado de circulação pela censura. No início dos anos 50, foi detido pela PIDE depois da apreensão do seu livro de contos "Histórias de Amor". Nos anos 60 foi membro da Sociedade Portuguesa de Escritores. Em 1963 publica "Hóspede de Job", dedicado ao seu irmão, que lhe valeu o Prémio Castelo Branco em 1964. O romance "O Delfim", publicado em 1968, foi imediatamente considerado um romance determinante na literatura portuguesa do século XX.


Nos inícios dos anos 70, foi professor de Literatura Portuguesa e Brasileira em Inglaterra, no King's College da Universidade de Londres. Dois anos depois, já em Portugal, publica "Dinossauro Excelentíssimo". Nos anos 80 publica o romance "A Balada da Praia dos Cães", que lhe valeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e que foi alvo da realização de um filme com o mesmo nome, de José Fonseca e Costa, em 1987.
Em 1995 sofreu um acidente vascular cerebral que o levou a ficar algum tempo em estado de coma. Recuperado, publica em 1997 a obra "De Profundis, Valsa Lenta", pela qual recebeu dois prémios: Prémio D. Dinis e Prémio da Crítica, atribuído pela Associação Internacional de Críticos Literários. Em 1997 recebeu o Prémio Pessoa.

O leitor pode consultar AQUI a bibliografia de José Cardoso Pires
que a Biblioteca Municipal dispõe para empréstimo domiciliário.

Boas Leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...