outubro 24, 2011

TERTÚLIA DOS ANOS DE OIRO

Realizou-se no passado dia 20 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal mais uma Palestra inserida no âmbito da atividade da Tertúlia dos Anos de Oiro, projeto da responsabilidade da ADSER II - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande (IPSS).
A palestra foi proferida pelo Norberto Barroca e o tema foi "O teatro de opereta em Portugal nos séculos XIX e XX". 


"Gosto de peças que façam as pessoas pensar, refletir sobre os problemas"
                                                                                           Norberto Barroca

Norberto Barroca
 Norberto Barroca é arquiteto de formação, mas desde cedo que enveredou pelo teatro. Estreou-se profissionalmente em 1960, com o Grupo Fernando Pessoa, dizendo poesia em Portugal, no Brasil, em Angola e Moçambique. Enquanto encenador estreou-se na Casa da Comédia em 1967,  tendo recebido o Prémio de Imprensa em 1969, pela encenação  de "Fando e Lis" de Arrabal. Trabalhou em companhias como a Casa da Comédia, Teatro Estúdio de Lisboa, Empresa Vasco Morgado, Companhia Nacional de Teatro (Teatro S. Luís, de que foi diretor), A Centelha (Viseu), Novo Grupo (Teatro Aberto), 1º Acto (Algés), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Maria Matos, Casino Estoril, A Barraca, Teatro ABC e Teatro Maria Vitória. Na cidade do Porto trabalhou com a Seiva Trupe e o Teatro Experimental do Porto, do qual foi Diretor Artístico de 1998 até dezembro de 2009. 
Na sua cidade natal, Marinha Grande, encenou diversos trabalhos para o Grupo de Teatro do Operário. Foi o autor de "A soprar se vai ao longe!" e de uma adptação musical de "O Fidalgo Aprendiz". Este ano, encenou a peça "O Inspetor Impostor", no seu original "O Inspetor Geral" de Nikolai Gogol.
Para a Câmara Municipal da Marinha Grande escreveu a reconstituição da revolta do 18 de janeiro - " O 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande - Movimento Revolucionário dos Vidreiros", "Uma Obragem do séc. XVIII" e a peça "Marquês de Pombal -  o Rei do Rei D. José".
A 15 de maio de 2010, Norberto  Barroca foi homenageado pelos 50 anos de carreira, tendo-lhe a autarquia marinhense atribuído a Medalha Comemorativa dos 75 anos do 18 de janeiro de 1934.

No cinema teve participações como ator em filmes de Jorge Silva Melo e foi autor do argumento de "Passagem por Lisboa", de Wim Wenders em 1994.


A Tertúlia dos Anos de Oiro reúne-se todas as segundas e quintas feiras, no Auditório da Biblioteca Municipal,
 entre as 15h00 e as 17h00, onde são desenvolvidas várias sessões sobre várias temáticas, que vão desde a História da Literatura à História do Mundo, passando pelas Línguas Estrangeiras, como o Francês e o Inglês.



"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana" 
                                                Federico Garcia Lorca


Boa Semana e se possível vá ao teatro

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...