outubro 27, 2011


"No fundo, o meu único rival internacional é Tintim!
Nós somos os pequenos que não nos deixamos apanhar pelos grandes"
                                                                                       Charles de Gaulle


As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne estreia hoje em Portugal,
naquele que é um dos maiores lançamentos de sempre nos cinemas portugueses.
O filme é realizado por Steven Spielberg e exibido em 3D, com personagens animadas a partir da interpretação real de atores como Jamie Bell (Tintim), Daniel Craig ou Andy Serkis, em cenários virtuais.
O filme baseia-se nos álbuns "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível", que não são os mais sofisticados da coleção, mas faz sentido, se pensarmos que este pode se o início de uma trilogia com mais filmes de Tintim. Estão já confirmados pelo menos mais duas aventuras. Enquanto elas não chegam, as aventuras de Tintim, quer em banda desenhada quer em filmes de animação, estão à disposição dos leitores, para empréstimo domiciliário, na sala Infantil da sua biblioteca.


Personagem da banda desenhada conhecido como o repórter mais famoso do mundo, Tintim, foi criado por Hergé.
A sua primeira aventura, Tintin au Pays des Sovietes (Tintim no país dos Sovietes), surgiu a 10 de janeiro de 1929 no "Petit Vingtième", suplemento do jornal belga Le Vingtième Siècle.
Desde o início, Tintim tem em Milu, um foxterrier de pelo branco, o seu inseparável e alegre companheiro, que o ajuda nas mais diversas situações.
Com a ocupação da Bélgica em 1940 pelas tropas nazis, o jornal Le Vingtième Siècle, tal como outros, foi encerrado, interrompendo a publicação de Tintin au Pays de l'Or Noir (Tintim no país do Ouro Negro), história que só seria retomada oito anos mais tarde, em 1948. Durante o período da ocupação, que durou até 1944, Tintim foi sendo publicado no jornal Le Soir, como sucedeu com le Crabe aux Pinces d'Or (O Carangueijo das Tenazes de Ouro), de 1940, episódio que marcou o aparecimento de Capitão Haddock, personagem que veio enriquecer o universo de Tintim, com o seu feitio impulsivo e vocabulário truculento.

A primeira aparição de Tintim em Portugal "As aventuras de Tin-tim na América do Norte" aconteceu no nº 53 da revista O Papagaio, publicada a 16 de abril de 1936. Os principais protagonistas chamavam-se Tim-Tim  e o cão Rom-Rom (Tintim e Milu, respetivamente). Estas histórias foram coloridas por iniciativa do editor português que, deste modo, "antecipou" a decisão de Hergé começar a colorir a sua banda desenhada.
Hergé ficou "encantado" quando viu os desenhos a cores, apenas criticou a paginação. Dizia que não respeitava o original e por isso alterava o efeito "suspense".
Hergé nunca esteve em Portugal, mas criou uma personagem secundária, um português, comerciante de Lisboa, chamado Oliveira de Figueira, que consegue vender tudo e que fala pelos cotovelos.
Aparece em "Os Charutos do Faraó", "No País do Ouro Negro", "Carvão no Porão" e "As Jóias de Castafiore".

O leitor, que na sua juventude se deliciou com as aventuras do nosso herói,
venha à Biblioteca Municipal, apresente-o aos seus filhos e leve o Tintim para casa.

Boas Leituras com Muitas Aventuras

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...