outubro 03, 2011

A MUDANÇA QUE OS NÚMEROS MOSTRAM

O mês de setembro é o mês do final de férias para a generalidade das pessoas, do regresso às aulas e da entrada num ritmo de vida diferente. As mudanças na rotina diária tiveram inevitáveis reflexos nos dados recolhidos diariamente pela Biblioteca Municipal, relativos ao número de livros requisitados pelos leitores.

Dos 1029 livros requisitados no passado mês de agosto, regressámos no mês de setembro aos nossos parâmetros habituais, fazendo com que os meses de setembro de 2010 e de 2011 se viessem a revelar como meses bastante semelhantes relativamente ao número de livros emprestados. 

Assim, e através do gráfico apresentado ao lado, podemos ver que, no ano  de 2010, foram requisitados 850 livros.
Em 2011 atingimos os 862, ou seja, apenas mais 12 livros que em igual período de tempo. 



Mas, se a Biblioteca Municipal empresta livros para leitura domiciliária, findo o prazo de empréstimo, por períodos de 15 dias seguidos, os livros terão de ser devolvidos. É este o espírito do sistema de empréstimo existente na maioria das bibliotecas públicas.


Emprestar e devolver para tornar a emprestar.


Este ciclo, de requisições e devoluções, constitui o  número de transações realizadas diariamente na biblioteca.
Através do gráfico ao lado, podemos verificar que a Biblioteca Municipal realizou ao longo do mês de setembro 1802 transações de livros, constituídas por 940 devoluções e 862 requisições.

Conclui-se que, no mês de setembro, o número de devoluções superou o número de empréstimos. Os números estão de acordo com a época do ano e refletem a mudança que se opera na rotina dos nossos leitores durante o mês de setembro. A leitura de férias irá rapidamente dar lugar à leitura académica e profissional.




"O livro é um mestre, que fala, mas não responde."
Platão



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...