fevereiro 15, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA




Mas é o Mr. Darcy!! 


Orgulho e Preconceito, um dos grandes clássicos da literatura, foi publicado pela primeira vez há 200 anos. A 1ª edição da obra foi lançada a 28 de janeiro de 1813 e vários eventos serão realizados no mundo para lembrar esta data.
A Biblioteca Municipal, não querendo deixar passar esta data em claro, sugere-lhe este livro  para a sua leitura de fim de semana. 

Orgulho e Preconceito
de Jane Austen
da Editora Europa-América


Considerada a obra prima de Jane Austen, "Orgulho e Preconceito" foi por diversas vezes adaptada ao cinema e televisão, sendo a mais recente em 2005, com interpretações de Keira Knightley e Mattew Macfadyen nos papeis principais.


"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna necessita de uma esposa"

A obra mostra a maneira como a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados com a educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra.
Lizzy (Elizabeth Bennet) tem quatro irmãs, nenhuma delas casada, o que a sua mãe considera um absurdo. 
Quando o Mr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Srª Bennet vê nele um possível marido para uma das suas filhas.
O relacionamento entre Lizzy e Mr. Darcy começa a partir do desagrado mútuo, mas este acaba por se deixar intrigar pela sua mente e pelo espírito, acabando por se apaixonar por Lizzy.


"A imaginação de uma senhora é de uma rapidez fantástica; é um instante enquanto salta da admiração para o amor, e do amor para o casamento"
                                                                                  Jane Austen, in "Orgulho e Preconceito"


Em "Orgulho e Preconceito", Jane Austen não critica a situação feminina na sociedade vitoriana, apenas o comportamento, quando este se revela pouco inteligente e irracional. Como todos os romances da autora, o bom comportamento acaba sempre, mesmo após atribuladas peripécias, por vencer.




Jane Austen nasceu a 16 de dezembro de 1775, em Steventon, Hampshire, Inglaterra, sendo a sétima filha, e segunda rapariga, do reverendo George Austen, o pároco anglicano local.
Jane pertenceu a uma família da burguesia rural e a sua situação e ambiente serviram de contexto para todas as suas obras, cujo tema gira em torno do casamento da protagonista. 
A inocência das obras de Austen é apenas aparente e pode ser interpretada de várias  maneiras. A ironia que utiliza para descrever as personagens dos seus romances coloca-a entre os clássicos e no top das preferências dos leitores.
Jane Austen faleceu a 18 de julho de 1817, quatro anos depois da publicação de "Orgulho e Preconceito".


Os outros êxitos da autora, o leitor encontra-os na sua biblioteca. 
Visite-nos


Tenha um Bom Fim de Semana


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...