outubro 03, 2011

A BIBLIOTECA MUNICIPAL VOLTA A DAR OS PARABÉNS A GONÇALO M. TAVARES

"Não há melhor lugar para estar, do que estar contente"
                                                                                                  Gonçalo M. Tavares

Gonçalo M. Tavares é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol 2011, no valor de 25.000€, com o romance, "Uma Viagem à Índia", noticiou hoje à Lusa o jurí.
Segundo a ata, o jurí considerou "a maneira inovadora como o autor explora as relações entre a forma romance e a matriz épica, bem como a hábil trama narrativa e a estruturação da ação".
O jurí refere ainda "outros elementos de relevo quer no plano de elaboração de um registo tendencialmente poético, quer naquilo em que se exprime numa problemática que caracteriza o homem contemporâneo e uma visão melancólica da condição humana".


Este romance já tinha sido distinguido este ano com o Grande Prémio de Romance e Novela APE/MC, como noticiamos a 28 de junho.
É a história de Bloom, "herói individualista", contada em prosa sobre uma grelha estrutural adotada de "Os Lusíadas", de Luís de Camões.

Segundo Gonçalo M. Tavares, numa entrevista publicada no JL nº 1063, do passado mês de junho "É realmente um livro que se afasta bastante dos que já escrevi. Espero que não pertença a nenhum género, porque é uma epopeia, mas também uma contra-epopeia, como disse Eduardo Lourenço.

"No caso de Viagem, o ponto de partida foi mesmo pensar o percurso de um herói no século XXI. É a epopeia de um anti-herói individualista."



Para ficar a conhecer melhor Gonçalo M. Tavares, consulte-nos AQUI

BOA SEMANA COM BOAS LEITURAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...