outubro 26, 2011



"Somos todos escritores. Só que uns escrevem, outros não"
                                                                                                          José Saramago

O Prémio Literário José Saramago, que foi instituído pela Fundação Círculo de Leitores e é atribuído de dois em dois anos, distingue uma obra literária no domínio da ficção, romance ou novela, escrita em língua portuguesa, por um escritor com idade não superior a 35 anos, cuja primeira edição tenha sido publicada em qualquer país lusófono.

Os premiados com este galardão nas edições anteriores foram:

1999 - Paulo José Miranda, Natureza Morta
2001 - José luís Peixoto, Nenhum Olhar
2003 - Adriana Lisboa, Sinfonia em Branco
2005 - Gonçalo M. Tavares, Jerusalém
2007 - Valter Hugo Mãe, O remorso de Baltasar Serapião
2009 - João Tordo, As Três Vidas.

O júri do Prémio José Saramago foi, nesta edição, presidido pela diretora editorial do Círculo de Leitores, Guilhermina Gomes, e composto ainda pela escritora e académica brasileira Nelida Piñon; pela poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares; pela "presidenta" da Fundação José Saramago, Pilar del Río, e pelo poeta e escritor Vasco Graça Moura. Por escolha da presidente Guilhermina Gomes, integraram também o júri Manuel Frias Martins, Maria de Santa Cruz e Nazaré Gomes dos Santos.

Esta é a sétima edição do galardão, no valor de 25 mil euros, e foi atribuído por unanimidade à escritora brasileira Andréa del Fuego com o livro "Os Malaquias", editado pela Língua Geral.

"Em Os Malaquias, a brasileira Andréa del Fuego transfigura numa impressiva obra de ficção a cruel banalidade da existência de três desgraçados irmãos órfãos, nascidos no rude ambiente de uma fazenda da Serra Morena, e que a vida separa desde muito pequenos. A escrita surpreende insuspeitados recursos de estranheza na coloquialidade quotidiana e desenvolve-se num ritmo muito seguro, perturbante e por vezes quase alucinatório".
Vasco Graça Moura

Andréa del Fuego, nasceu em 1975 em S. Paulo, Brasil.
Com formação em publicidade fez produção de cinema e realizou duas curtas-metragens. Colaborando em várias revistas, inicia-se em 2004 na escrita com "Minto enquanto posso". Em 2005 publica "Nego tudo", em 2007 "Engano seu" e em 2009 "Nego fogo". Em 2008 publica dois livros juvenis "Quase caio" e "Sociedade da Caveira de Cristal" e em 2010 publica "Irmãs de pelúcia" dedicado a um público infantil. Andréa del Fuego está presente em diversas antologias de contos, nomeadamente "30 Mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira" e "Os cem menores contos brasileiros do século". Andréa del Fuego foi dintinguida ainda este ano com o Prémio São Paulo de Literatura.


Momentos
Há momentos assim na vida:
descobre-se inesperadamente que a perfeição existe,
que é também ela uma pequena esfera que viaja no tempo, vazia, transparente, luminosa, e que à vezes
(raras vezes) vem na nossa direção,
rodeia-nos por breves instantes
e continua para outras paragens e outras gentes.
                                                                  José Saramago




Boa Semana com Boas Leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...