maio 17, 2011

17 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO

"Sem uma alimentação adequada, a medicina é inútil.
Com uma alimentação adequada, a medicina é desnecessária!"
                                                                                                                           Deepak Chopra


A Sociedade Portuguesa de Hipertensão assinala hoje,
dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão,
com o apoio da World Hypertension League (WHL).
Este ano o tema é: 
 "Conheça os seus números, meça a pressão arterial"




A SPH lembra que "é preciso medir a pressão arterial que nunca poderá atingir valores superiores a 14/9; aumentar o diagnóstico e o controlo é o objectivo deste ano, com o lema: "Conheça os seus números, meça a pressão arterial". Está provado que só o controlo dos números poderá levar a um maior controlo da pressão arterial".

A hipertensão, também conhecida como "tensão alta" é uma doença crónica que não apresenta sintomas mas afecta e danifica artérias e vários órgãos vitais do corpo humano. Mundialmente esta patologia mata cerca de 7 milhões de pessoas por ano, estimando-se  que afecte outros 1,5 biliões.

Em Portugal, a hipertensão atinge quase metade da população (42%) mas apenas 39%  estão tratados e de toda a população com hipertensão só cerca de 11% estão controlados.
Um outro factor preocupante é que uma percentagem cada vez maior dos jovens e crianças sofre de hipertensão, o que se deve ao consumo excessivo de sal aliado à falta de exercício físico e à obesidade.
É necessário reverter esta situação. O diagnósticar quem tem hipertensão é decisivo porque só assim é possível tratar e controlar com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes vasculares e melhorar os números da mortalidade cardiovascular.



O Presidente da SPH avisa que se a sociedade atual não reverter a situação do elevado consumo de sal, as "crianças não vão viver os 10 anos que actualmente se ganhou em relação às gerações anteriores". A hipertensão afeta 12% das crianças e jovens portugueses que têm entre 5 e 18 anos de idade.
A OMS recomenda 6 gramas de sal por dia para um adulto e 3 gramas de sal diárias para as crianças, mas os portugueses estão a comer 12 gramas por dia e a dar às crianças 4 vezes mais do que o recomendado





Sabia que:
a Biblioteca Municipal tem  livros que o ensinam a fazer uma alimentação saudável?

Consulte o nosso catálogo on-line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...