maio 18, 2011

MÊS DE MAIO - MÊS DO CORAÇÃO

MEXA-SE PELA SUA SAÚDE, FAÇA ACTIVIDADE FÍSICA

No mês de Maio, Mês do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia relembra aos portugueses os riscos das doenças cardiovasculares. Este ano o tema principal da campanha é a Obesidade nos jovens. Segundo a Fundação, uma em cada três crianças é obesa ou tem excesso de peso. É precisamente devido aos maus hábitos alimentares adquiridos nos últimos tempos, que a população começou a ter problemas cardiovasculares cada vez mais cedo e estes passaram a ser uma preocupação de todos e não apenas dos mais idosos, como se poderia pensar.
Assim, OS PAIS TÊM QUE SE MEXER, porque a prevenção começa com a prática de atividade física e com uma alimentação saudável.



A má alimentação dos jovens, nos nossos dias, é uma situação que muito preocupa os especialistas. Segundo um estudo, concluiu-se  que, dos 50 mil jovens entre os 8 e os 14 anos, 60% (30 mil) passam cerca de 12 horas por dias à frente da televisão, a comer batatas fritas, hambúrgueres e a beber refrigerantes.
Em Portugal 30% dos adolescentes Já são considerados obesos.



VER MENOS TELEVISÃO PODE AJUDAR A EMAGRECER 6KG POR ANO


Adultos com excesso de peso, que reduziram para metade o tempo que passam sentados a ver televisão, durante 3 semanas, gastaram cerca de 120 calorias a mais por dia, do que o grupo similar de espetadores que continuou a assistir a 5 horas diárias de televisão. Embora 120 calorias possam parecer pouco, é o equivalente ao nº de calorias gastas numa caminhada de 1,6 km. Se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar quase 13 km por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de 6 kg.


Associada à OBESIDADE está o desenvolvimento de muitas outras doenças que causam morte precoce, como por exemplo: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, cancro, entre outras... por isso pode mesmo dizer-se que, relativamente à Obesidade Juvenil, " uns quilos a mais hoje, uns anos a menos no futuro."

A Biblioteca Municipal pensou em si.
Quer começar uma alimentação saudável e não sabe como?
Quer melhorar a sua saúde?
Mexa-se e  traga a sua família.  
No Átrio da Biblioteca Municipal  encontrará expostos de hoje até ao fim deste mês Livros de Receitas Deliciosas e Conselhos para Melhorar a sua Saúde



Já agora!
Não se esqueça de participar no Passeio Pedestre do próximo dia  22 de maio   organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, pelas 9 horas com concentração no Parque Mártires do Colonialismo. 

Aproveite a Natureza e seja Saudável



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...