maio 19, 2011

OS PREMIADOS DE HOJE SÃO...

"Considero-me poeta, mas de forma nenhuma assumo o papel de poeta mitificado (...). O poeta tem de ser cada vez mais humano. Uma pessoa. Agora, é uma pessoa que tem dons especiais."

O escritor A.M. Pires Cabral venceu o Grande Prémio de Conto, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra "O Porco de Erimanto".
A "diversidade dos registos linguísticos" e o "trabalho de apuro estilístico do texto" foram duas das razões que levaram o júri a atribuír por unanimidade o prémio ao escritor por esta coletânea de contos publicada pela Cotovia.


António Manuel Pires Cabral nasceu em 1941 em Chacim, Macedo de Cavaleiros. Licenciado em Filologia Germânica, foi professor do ensino secundário em Vila Real, animador cultural, co-organizador das Jornadas Camilianas. Publicou até ao momento cerca de quatro dezenas de títulos de poesia, teatro, romance, conto, ensaio e crónica.  O seu romance de estreia, "Sancirilo" venceu em 1983, o Prémio Círculo de Leitores. Em 2006 foi dintinguido com o Prémio D. Dinis, atribuído pela Fundação Casa de Mateus. No ano de 2008, o romance "O Cónego" foi o vencedor da XIV Edição do Grande Prémio de Literatura dst. Em 2009 ganhou o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava, com a obra "As Têmporas de Cinza."
É sócio da Associação Portuguesa de Rscritores e da Sociedade Portuguesa de Autores, sendo membro habitual do júri do Prémio de Poesia Cidade de Ourense (Galiza), desde 1982.

Para que fique a conhecer um pouco do autor, deixamo-vos aqui um poema.

DE VOLTA A CASA

De volta a casa, repetes os gestos
adequados ao lugar donde jamais
devias ter saído.

Mas a casa já não tem
os ecos de antigamente.
Já não responde, já não abriga,
Já são só paredes sem sentido.

Tudo mudou, percebes?, e és agora
um sem-abrigo abrigado
na tua própria casa.

Um filho pródigo para cujo regresso
o pai não matou o melhor cabrito.
                                                in, Revista LER


 
MAS HOJE TAMBÉM É DIA DE DAR-MOS OS PARABÉNS A .....

 
Philip Roth, considerado um dos grandes romancistas norte-americanos da segunda metade do século XX, muitas vezes indicado para Nobel da Literatura, foi o Man Book International Prize de 2011, para ficção, pelo conjunto da sua obra literária.

"Um dos maiores prazeres que tive enquanto escritor
 foi ver o meu trabalho ser lido em todo o mundo."

Escritor norte-americano, nasceu a 19 de março de 1933.  Em 1991 publicou um livro dedicado à história da sua própria família "Patrimony" que foi galardoado com o National Critics Circle Award. Em 1998 ganhou o Prémio Pulitzer com "Pastoral Americana". Recebeu também a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca e em 2002 a Medalha de Ouro da Ficção da Academia de Artes e Letras. Ganhou 2 vezes o National Book Critics Award.
Em 2005, Roth tornou-se o terceiro escritor americano vivo a ter a sua obra publicada numa coleção completa e definitiva pela Library of América.





SAIA DE CASA, FAÇA UMA CAMINHADA ATÉ À BIBLIOTECA MUNICIPAL

Para requisitar livros dos nossos premiados de hoje
consulte o nosso catálogo on-line em: http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...