novembro 13, 2019

O MUNDO ESTÁ A AQUECER E A CULPA É NOSSA



Há peixes tropicais a surgir na costa portuguesa. Há aves que deixaram de emigrar para África e passam cá o inverno. As amendoeiras estão a florir quase um mês mais cedo do que há 30 anos. Nas montanhas, as árvores estão a trepar para fugir ao calor. Na ilha da Madeira, os mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela chegaram, em 2004, e instalaram-se. Só não transmitem as doenças, porque não estão infectados com os vírus.
Há muitas incógnitas sobre o rumo que o clima do planeta tomará.



Itália é o primeiro país em todo o mundo a estabelecer como obrigatório o debate escolar sobre as alterações climáticas. 
"Quero fazer do sistema educativo italiano o primeiro que coloca o ambiente e a sociedade no centro de tudo o que aprendemos na escola." afirma o ministro da Educação Italiano Lorenzo Fioramonti.
A medida será posta em prática em setembro de 2020, no início do próximo ano lectivo, e as aulas deverão corresponder a um total de 33 horas por ano lectivo. Os professores já começaram a receber formação.

A Europa será dos continentes mais afectados e Portugal terá de enfrentar uma das maiores subidas regionais da temperatura. Há quem diga que Lisboa pode vir a ter a temperatura média atual de Rabat. (...)
Perante este futuro, o que é que a Lisboa do final do século XXI pode fazer para aguentar calores como os de Rabat?



Já em 2009 Filomena Naves e Teresa Firmino no seu livro 
Portugal a Quente e Frio
alertavam para as alterações climáticas no século XXI





"O Livro faz uma breve história do estudo das alterações climáticas em Portugal, incluindo os modelos e cenários climáticos futuros e os impactos nos mais importantes sectores sociais e económicos e, ainda, nos sistemas bio-físicos. (...)
O leitor fica com uma visão integrada dos problemas associados às alterações climáticas no nosso país e das incertezas que ainda existem."
Filipe Duarte Santos


"Há sinais de alerta que chegam de todo o lado, como se houvesse luzes vermelhas a piscar em vários pontos da terra. Os glaciares recuam nas montanhas (...) secas intensas matam à sede vastas regiões africanas e asiáticas (...) ondas de calor abrasam a Europa e incendeiam florestas, cheias inesperadas e dias quentes surpreendem o inverno europeu. (...)
Os exemplos sucedem-se, basta estar atento às notícias para se perceber que algo de errado está a acontecer. No entanto, dizem os cientistas do IPPC, isto é só o princípio de algo mais perturbador e profundo que chegará nas próximas décadas. (...)
Será que o tempo endoideceu assim tanto que ora nos põe a tremelicar de frio, ora a sufocar de calor? Parece contraditório. Afinal, com o avanço do aquecimento global, os dias de frio não deveriam desaparecer?  Certamente que não."



"O nosso desejo é que este livro
 também contribua  para que cuidemos
 melhor do planeta e do clima."
Filomena Naves
Teresa Firmino



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...