Sydney Pollack, ator, produtor, argumentista e cineasta, nasceu a 1 de julho de 1934, em Lafayette, Indiana, nos Estados Unidos e morreu a 26 de maio de 2008, em Los Angeles. Estreou-se como realizador de televisão na década de 60. Em 1965, realizou o seu primeiro trabalho para o cinema "The Slender Thread" (Chamada para a vida) com Sidney Poitier e Anne Bancroft. Em poucos anos tornou-se um realizador de referência e a variedade temática dos seus filmes é uma das carecterísticas que compõem a sua obra.
Podemos dizer que Sydney Pollack foi um grande diretor de atores: Paul Newman em "Absence of Malice" (A Calúnia,1981) e Dustin Hoffman, em "Tootsie" (1983). Como ator, integrou o elenco da última obra de Stanlley Kubrick, "Eyes Wide Shut" (De olhos bem fechados, 1999) e de "Random Hearts" (Encontro Acidental, 1999) que também realizou.
Outros dos seus êxitos foram:
- "O talentoso Mr. Ripley", em 1999
- "Cold Mountain", em 2003
- "A interprete", em 2005.
"Tive uma fazenda em África, no sopé das montanhas Ngongo."
Realizado por Sydney Pollack, "África Minha" é a fascinante história verídica de Karen Blixen (Meryl Streep), uma mulher de grande coragem que dirige uma plantação de café com o seu marido (Klaus Maria Brandauer), um mulherengo incorrigível, no Quénia, de 1914 a 1931. Para sua surpresa, Karen apercebe-se de que aos poucos se está a apaixonar pela terra, pelas suas gentes e por um enigmático caçador branco (Robert Redford).
"África Minha" foi galardoado com Sete Óscares:
Melhor Filme de 1985,
Melhor Realizador,
Melhor Argumento Adaptado,
Melhor Fotografia,
Melhor Banda Sonora Original,
Melhor Direção Artística e
Melhor Som.
Veja AQUI os filmes de Sydney Pollack que podem ser visionados
na sala de Audio/Vídeo da Biblioteca Municipal
Pode igualmente requisitar para empréstimo domiciliário
o livro "África Minha" de Karen Blixen
Sem comentários:
Enviar um comentário