maio 16, 2011

Contamos … CONTIGO!

... CONTÁMOS COM AS CRIANÇAS DA ESCOLA 1º CEB DA AMIEIRINHA


Terminaram na passada 6ª feira as visitas realizadas à Biblioteca Municipal pelas turmas da Escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico da Amieirinha. As visitas tiveram o seu início com a deslocação dos meninos do 1º ano e foram-se sucedendo ao longo da semana, com a deslocação de todas as turmas separadamente, tendo sido a turma do 4º ano a encerrar o ciclo de visitas. As crianças estiveram sempre acompanhadas pelos respectivos professores.
As visitas obedeceram ao que estava previamente programado, iniciando-se por um Bibliotour explicativo da funcionalidade de cada uma das secções existentes na Biblioteca, terminando na Sala Infantil, onde decorreram sessões de leitura, realizadas pelas Técnicas da Biblioteca Municipal e adaptadas às respectivas faixas etárias. As visitas terminaram com o habitual momento de contacto individualizado com os livros e outros materiais existentes na sala, em que cada criança pode escolher a tarefa que seja mais do seu agrado. 

O apoio e acompanhamento que foi dado a cada um dos grupos foi antecipadamente preparado pelas funcionárias da Biblioteca, tendo em consideração a faixa etária e o nível de competências supostamente já adquirido e evidenciado pelas crianças. Dado que a Biblioteca Municipal já realiza este tipo de acompanhamento há alguns anos, recentemente reforçado pelo projecto "Livros em Movimento", sentimos que estas crianças pertencem a uma geração para as quais as Bibliotecas são locais agradáveis, sem segredos na sua utilização, que elas respeitam e querem utilizar.

Não podemos deixar de dar uma palavra de reconhecimento aos professores, que ao acompanharem os seus alunos nestas deslocações, demonstram bem que o seu trabalho e empenho são fundamentais no percurso de formação destas crianças. Cabe-nos a nós, Técnicos de Biblioteca, agradecer e dar toda a colaboração possível nessa tarefa.  A todos desejamos um bom trabalho e, mesmo aos que vão transitar para um novo ciclo de escolaridade, desejamos que continuem a ser nossos utilizadores. Até breve!

Continuamos a contar ... CONVOSCO!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...