maio 11, 2011

HOJE É NOTÍCIA...

"QUANDO EU PINTO, O OCEANO RUGE.
 OS OUTROS RESPINGAM AO REDOR DA BANHEIRA."


Salvador Dalí nasceu em Figueras, Catalunha, Espanha, a 11 de maio de 1094 e desde muito novo revelou talento para o desenho. Na capital espanhola, onde estudava, conheceu o cineasta Luis Buñuel e o poeta Federico Garcia Lorca.  Em 1926, Dalí fez a sua primeira viagem a Paris e conheceu Pablo Picasso. Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Joan Miró, mudou-se para Paris e aderiu ao movimento surrealista. Nos anos seguintes , realizou uma série de trabalhos influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu próprio estilo. Foi por essa altura que conheceu a mulher do poeta Paul Éluard, Gala, sua futura companheira e modelo.
Durante a segunda guerra mundial, Dalí viveu nos Estados Unidos, perto de Hollywood e colaborou em vários filmes.
No final da década de 40 regressou a Espanha e deu início a uma fase inspirada em obras-primas de pintores do passado, como "A Última Ceia" de Leonardo Da Vinci, "As Meninas" de Velázquez, "Angelus" de Millet, ou "A Rendeira" de Vermeer, seu pintor preferido.

"Aos seis anos eu queria ser cozinheiro. Aos sete eu queria ser Napoleão.
 E minha ambição foi crescendo firmemente desde então."


Posteriormente, alternou a pintura com o desenho de jóias e ilustrações de livros. Enquanto isso, sucediam-se as retrospectivas da sua obra, quer em Nova York em 1966, Paris em 1979, Madrid em 1982 e, à medida que diminuiam as suas aparições públicas, a polémica dava lugar à renovação do interesse pela sua pintura.

Em 1974 foi inaugurado, em Figueras, o Museu Dalí. Oito anos depois morreu Gala, fato que incidiu negativamente sobre a sua atividade artística. 
A 23 de janeiro  de 1989, na sua terra natal, morreu Salvador Dalí.

"Eu não pinto um retrato para se parecer com a pessoa, mas sim para fazer a pessoa progredir e parecer-se com o seu retrato."





Gosta de ARTE?, PINTURA?, DESENHO? ESCULTURA?
A Biblioteca Municipal dispõe de bibliografia para empréstimo domiciliário.
Consulte o nosso catálogo on-line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/


MAS HOJE TAMBÉM É NOTÍCIA...


Faz hoje 30 anos que Bob Marley morreu, vítima de cancro de pele,  no Hospital Cedars of Lebanon, em Miami, Flórida, aos 36 anos de idade. Com o corpo foram enterrados a sua guitarra, uma bola de futebol, um pote com haxixe, um sino e uma Bíblia.

Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley, foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por levar o reggae da Jamaica a todo o mundo. O seu primeiro sucesso foi "Simmer Down", mas foi com "No, Woman no Cry" que se tornou famoso. Em junho de 1978 foi premiado pela Nações Unidas com a "Medalha da Paz do Terceiro Mundo". Em fevereiro de 2001, "ganhou" em Estrela no Passeio da Fama em Hollywood e um Grammy pelo "conjunto da sua obra". A sua canção "One Love" é considerada pela BBC a canção do Milénio. Durante este mês, Bob Marley será homenageado um pouco por todo o mundo, com concertos, lançamentos de álbuns, entre outras iniciativas. Em Portugal, será homenageado com dois concertos, um no dia 13 de maio, em Lisboa, no Coliseu dos Recreios e o outro no dia 14 no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.  Nasceu a 6 de fevereiro de 1954 em Saint Ann, no interior da Jamaica e era adepto da religião rastafári.


"Vocês riem-se de mim por eu ser diferente,
e eu rio-me de vocês por serem todos iguais"



 
Se não puder ir a Lisboa ou ao Porto,
venha à Sala de Áudio da  Biblioteca Municipal e ouça os  seus CD'S
A Biblioteca Municipal espera por si.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...