maio 23, 2011

NA VERDADE, NÃO TEMOS SAUDADES, É A SAUDADE QUE NOS TEM

"Começamos a existir quando se repara na nossa ausência. Em geral, tarde. Em Portugal, nunca"
  Vence, 16/05/192                                                                                                 

Eduardo Lourenço, ensaísta português, nasceu a 23 de maio de 1923 em S. Pedro de Rio Seco, Almeida. Formado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, onde foi professor entre 1947 e 1953, lecionou em várias universidades como a da Baía, Hamburgo, Heidelberg, Montepellier, Grenoble e Nice. Fixou residência em Vence e lecionou até à sua jubilação na Universidade de Nice. Foi Leitor na Universidade de Grenoble (1960-1965) e Maître Assistant na Universidade de Nice (1965-1987), onde passou a Maître de Conferences (1986-1988) e a Professor Jubilado (1988). Recebeu por essa altura o Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon (1988), pelo conjunto da sua obra. Ocupa o cargo de membro (não executivo) do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Tendo marcado durante cinquenta anos, com especial relevo no pós 25 de Abril, o pensamento português, Eduardo Lourenço exerce um profundo e consensual fascínio sobre a intelectualidade portuguesa, surpreendendo pela "capacidade de ser portador de um olhar sempre diferente e inquietante sobre os problemas de que se ocupa", segundo Eduardo Prado Coelho.


"Eduardo Lourenço é um ensaísta e um pensador original, de excepcional mérito, cuja vasta obra publicada é fundamental para a compreensão de Portugal. E ainda nos falta conhecer o que tem por publicar nos "baús" de Vence, quando forem abertos...."
Mário Soares           

Prémios recebidos por Eduardo Lourenço
  • 1988 Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon
  • 1992 Grande -Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e o Prémio António Sérgio
  • 2001 Prémio Virgílio Ferreira e Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra
  • 2006 Prémio Estremadura para a Criação
  • 2008 Medalha de Ouro da Cidade da Guarda e Medalha de Mérito Cultural, como forma de "agradecimento e homenagem" do Governo ao "talvez o mais contraditório e coerente dos portugueses"; foi também homenageado pelo Centro Nacional de Cultura e pela Fundação Calouste Gulbenkian, aquando da realização do Congresso Internacional Eduardo Lourenço, em Lisboa.
Em França foram-lhe atribuídas as distinções de Officier de L'Ordre de Mérite em 1996, Chevalier de L'Ordre des Arts et des Lettres em 2000 e a Légion d'Honneur em 2002. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (1996), pela Universidade Nova de Lisboa (1998) e pela Universidade de Bolonha (2007), onde foi criada a Cátedra Eduardo Lourenço de História da Cultura Portuguesa.

"Eduardo Lourenço tem um pensamento - dividido entre o sortilégio da História e a procura de um sentido para ela, tensão que marcou decisivamente o século XX"
Guilherme d'Oliveira Martins

Para que fique a conhecer este Grande Pensador Português,
Veja AQUI a sua bibliografia que a Biblioteca Municipal
tem à sua disposição para empréstimo domiciliário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...