maio 30, 2011

DESAFIO de JUNHO

Já começámos a publicar na nossa página DESAFIO as participações que nos chegaram através do nosso e-mail. Continue a participar. Estamos a contar com a sua participação.



A criança deve ter
Carinho, ternura e amor
Só assim poderá ser
Um adulto promissor

Que a crise não signifique
Sofrimento e privação
Que as crianças devem ter
Alimento, saúde e educação

Que o futuro seja melhor
Com valores e tolerância
E que a esperança viva sempre
No olhar de uma criança

                                                            Leitor n.º 323

maio 27, 2011

Contamos … CONTIGO! [Hora do conto]

... contámos com as crianças do Jardim-de-Infância de Casal de Malta

Esta semana o Jardim-de-Infância de Casal de Malta mudou-se para a Biblioteca Municipal.

Sabem porquê? 

Porque de 25 a 27 de Maio a Biblioteca Municipal recebeu a visita de todas as crianças  daquele Jardim-de-Infância. 
Graças ao empenho e interesse das suas educadoras, estas crianças são já frequentadoras assíduas da Biblioteca.

Para elas já não foi necessário qualquer visita guiada pelas diferentes salas, porque este é um espaço que elas conhecem na perfeição.


São elas que nos guiam até à Sala Infantil, que já está preparada para os receber. Os lanches ficam em cima da mesa e todos se encaminham para as almofadas onde vai decorrer a leitura. Depois de alguma agitação na escolha dos lugares, faz-se silêncio. A leitura começa.

Mas hoje foi diferente!

Hoje não foi nenhuma das senhoras, daquelas já conhecidas da Biblioteca, que se sentou diante de nós. Hoje havia uma cara nova. Disseram-nos que ela ía ler para nós. 

Será que ela sabe ler bem? 
Pensámos todos.
  
E olha ..., não é que se saiu muito bem! Ah, pois foi! Até nos leu dois livrosO "Vamos fazer amigos""O Bolinha estranha". Gostámos! Qualquer dia tem de voltar...

Disseram-nos que se chama Carmen Cruz e trabalha na Divisão de Educação.

Obrigado Carmen.


O fim do ano lectivo está a chegar e com ele as férias grandes. 
Esperamos continuar a contar com  a presença destas crianças. Alguns já são nossos leitores. Contamos sempre ... CONTIGO! 

Boas Férias --- Boas Leituras --- Até Breve

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

Para terminar o "Mês de Maio, Mês do Coração", deixamo-vos aqui uma sugestão um pouco diferente. Um livro com  receitas deliciosas "Cozinha saudável e sem gordura: para diabéticos, doentes do coração ou, simplesmente, para quem quer cuidar de si", da Editora Girassol.

Neste livro pode aprender o mais importante sobre o que comer e o que não comer. Vai também aprender que escolher comida saudável não significa escolher comida insípida. As receitas deste livro ensinam a preparar pratos com níveis baixos de gordura, que são ao mesmo tempo saudáveis e saborosos. Para além disso as receitas são acompanhadas de fotografias fantásticas que incentivam qualquer um a iniciar-se na arte da culinária.  Em baixo deixamos-lhe um pequeno exemplo. 
   
Este e outros livros de cozinha e receitas saudáveis poderão ser encontrados no átrio da Biblioteca Municipal até 31 de maio. Encontrará também um conjunto de cartazes com informação variada sobre prevenção, saúde, alimentação e hábitos de vida saudáveis. Não deixe de passar pela Biblioteca. Poderá certamente encontrar um livro que tem aquilo que pretende e, em simultâneo, faz uma caminhada até à Biblioteca. A sua saúde agradece.
Requisite um livro e surpreenda a sua familia com uma nova receita.
Vir à Biblioteca não custa nada e até faz bem.

maio 26, 2011


Sydney Pollack, ator, produtor, argumentista e cineasta, nasceu a 1 de julho de 1934, em Lafayette, Indiana, nos Estados Unidos e morreu a 26 de maio de 2008, em Los Angeles. Estreou-se como realizador de televisão na década de 60. Em 1965, realizou o seu primeiro trabalho para o cinema  "The Slender Thread" (Chamada para a vida) com Sidney Poitier e Anne Bancroft. Em poucos anos tornou-se um realizador de referência e a variedade temática dos seus filmes é uma das carecterísticas que compõem a sua obra.

Podemos dizer que Sydney Pollack foi um grande diretor de atores: Paul Newman em "Absence of Malice" (A Calúnia,1981) e Dustin Hoffman, em "Tootsie" (1983). Como ator, integrou o elenco da última obra de Stanlley Kubrick, "Eyes Wide Shut" (De olhos bem fechados, 1999) e de "Random Hearts" (Encontro Acidental, 1999) que também realizou.




Outros dos seus êxitos foram:
  • "O talentoso Mr. Ripley", em 1999
  • "Cold Mountain", em 2003
  • "A interprete", em 2005.

"Tive uma fazenda em África, no sopé das montanhas Ngongo."

Realizado por Sydney Pollack, "África Minha" é a fascinante história verídica de Karen Blixen (Meryl Streep), uma mulher de grande coragem que dirige uma plantação de café com o seu marido (Klaus Maria Brandauer), um mulherengo incorrigível, no Quénia, de 1914 a 1931. Para sua surpresa, Karen apercebe-se de que aos poucos se está a apaixonar pela terra, pelas suas gentes e por um enigmático caçador branco (Robert Redford).
"África Minha" foi galardoado com Sete Óscares:
Melhor Filme de 1985,
Melhor Realizador,
Melhor Argumento Adaptado,
Melhor Fotografia,
Melhor Banda Sonora Original,
Melhor Direção Artística e
Melhor Som.



Veja AQUI os filmes de Sydney Pollack que podem ser visionados
 na sala de Audio/Vídeo da Biblioteca Municipal

Pode igualmente requisitar para empréstimo domiciliário
 o livro "África Minha" de Karen Blixen

maio 25, 2011

Contamos... CONTIGO!


Ontem, dia 24 de maio, a Biblioteca encheu-se uma vez mais de crianças.
Recebemos a visita de 21 alunos do 3º ano da Escola do 1º CEB de Vieira de Leiria.
A visita decorreu como habitualmente, iniciando-se com um breve Bibliotour pelos diversos espaços funcionais da Biblioteca, acompanhada de uma explicação sobre a sua funcionalidade que foi ouvida atentamente pelas crianças que colocaram muitos perguntas, prontamente respondidas pelas Técnicas da Biblioteca.

O momento mais aguardado pelas crianças teve lugar na Sala Infantil, onde  se faz silencio porque se vai contar uma história.
"A mãe galinha" de Maria Morais e Marina Palácio foi o livro escolhido.
Mas outras histórias esperavam por eles. Uma mesa cheia de livros, tendo em atenção a sua faixa etária, é colocada à disposição das crianças para que possam livremente escolher o livro mais do seu agrado.
Do seu agrado foi concerteza a visita, pois prometeram voltar para o ano, no 4º ano.



ATÉ À PROXIMA, CONTINUAMOS A CONTAR CONTIGO!

maio 24, 2011

PARABÉNS JOSÉ JORGE LETRIA

Tenho em casa um saco cheio
de histórias para te contar
e só ando a fazer tempo
para as poderes escutar.

Eu ficarei na memória
do teu tempo dos porquês
em que dizias baixinho:
"Ó avô, conta outra vez".



O livro infantil "Avô, conta outra vez", com rimas de José Jorge Letria e ilustradas por André Letria, foi eleito no Brasil o melhor livro infantil em língua portuguesa para os mais novos.
 Todos os anos a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil atribui prémios aos melhores livros para a infância e juventude em diversas categorias (poesia, conto, entre outras) e em 2011 ano foi este o livro vencedor. Livro para avós, pais e netos se lembrarem sempre do valor da palavra e da ternura que é capaz de unir gerações. 

José Jorge Letria nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História e é pós-graduado em Jornalismo Internacional. Com dezenas de livros publicados em diversas áreas, foi distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais. É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal e autor de programas de rádio e televisão. Está traduzido em várias línguas. Integrou, com José Afonso, Adriano e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade. É desde janeiro de 2011. presidente da Sociedade Portuguesa de Autores.


André Letria, filho de José Jorge Letria, nasceu em Lisboa em 1973 e trabalha como ilustrador desde 1992. Já ilustrou livros de Alice Vieira, Luísa Ducla Soares, António Mota entre outros. Em 2000 ganhou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro "Versos de fazer ó-ó" e o Prémio Gulbenkian em 2004 com o livro "Se eu fosse muito magrinho". Recebeu em 2001 um Award of Exellence of Illustration, atribuído pela Society for News Design a uma ilustração publicada no suplemento "Mil Folhas", do jornal Público.

Este e outros livros do autor podem ser requisitados para empréstimo domiciliário
 na Biblioteca Municipal. Veja AQUI a bibliografia disponível.

As ilustrações de André Letria podem ser apreciadas nestes livros destes autores.

E porque o melhor do mundo são mesmo as crianças,
veja a nossa página do DESAFIO e PARTICIPE

maio 23, 2011

NA VERDADE, NÃO TEMOS SAUDADES, É A SAUDADE QUE NOS TEM

"Começamos a existir quando se repara na nossa ausência. Em geral, tarde. Em Portugal, nunca"
  Vence, 16/05/192                                                                                                 

Eduardo Lourenço, ensaísta português, nasceu a 23 de maio de 1923 em S. Pedro de Rio Seco, Almeida. Formado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, onde foi professor entre 1947 e 1953, lecionou em várias universidades como a da Baía, Hamburgo, Heidelberg, Montepellier, Grenoble e Nice. Fixou residência em Vence e lecionou até à sua jubilação na Universidade de Nice. Foi Leitor na Universidade de Grenoble (1960-1965) e Maître Assistant na Universidade de Nice (1965-1987), onde passou a Maître de Conferences (1986-1988) e a Professor Jubilado (1988). Recebeu por essa altura o Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon (1988), pelo conjunto da sua obra. Ocupa o cargo de membro (não executivo) do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Tendo marcado durante cinquenta anos, com especial relevo no pós 25 de Abril, o pensamento português, Eduardo Lourenço exerce um profundo e consensual fascínio sobre a intelectualidade portuguesa, surpreendendo pela "capacidade de ser portador de um olhar sempre diferente e inquietante sobre os problemas de que se ocupa", segundo Eduardo Prado Coelho.


"Eduardo Lourenço é um ensaísta e um pensador original, de excepcional mérito, cuja vasta obra publicada é fundamental para a compreensão de Portugal. E ainda nos falta conhecer o que tem por publicar nos "baús" de Vence, quando forem abertos...."
Mário Soares           

Prémios recebidos por Eduardo Lourenço
  • 1988 Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon
  • 1992 Grande -Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e o Prémio António Sérgio
  • 2001 Prémio Virgílio Ferreira e Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra
  • 2006 Prémio Estremadura para a Criação
  • 2008 Medalha de Ouro da Cidade da Guarda e Medalha de Mérito Cultural, como forma de "agradecimento e homenagem" do Governo ao "talvez o mais contraditório e coerente dos portugueses"; foi também homenageado pelo Centro Nacional de Cultura e pela Fundação Calouste Gulbenkian, aquando da realização do Congresso Internacional Eduardo Lourenço, em Lisboa.
Em França foram-lhe atribuídas as distinções de Officier de L'Ordre de Mérite em 1996, Chevalier de L'Ordre des Arts et des Lettres em 2000 e a Légion d'Honneur em 2002. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (1996), pela Universidade Nova de Lisboa (1998) e pela Universidade de Bolonha (2007), onde foi criada a Cátedra Eduardo Lourenço de História da Cultura Portuguesa.

"Eduardo Lourenço tem um pensamento - dividido entre o sortilégio da História e a procura de um sentido para ela, tensão que marcou decisivamente o século XX"
Guilherme d'Oliveira Martins

Para que fique a conhecer este Grande Pensador Português,
Veja AQUI a sua bibliografia que a Biblioteca Municipal
tem à sua disposição para empréstimo domiciliário.

maio 20, 2011

PALESTRA

Ontem, dia 19 de Maio, realizou-se no auditório da Biblioteca Municipal mais uma PALESTRA inserida no âmbito da atividade da Tertúlia dos Anos de Oiro, projecto da responsabilidade da ADSER II - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande (IPSS).

Desta vez o tema foi "Nós e as Coisas" e o orador convidado foi o Dr. Rui Manuel Lopes Gomes.

Rui Manuel Lopes Gomes nasceu em Nova Lisboa, Angola, em 1941, vindo a fixar residência em Leiria. Licenciado em Economia, foi professor do ensino básico, nas áreas da Matemática e Ciências, do ensino secundário e ensino profissional, nas áreas da economia e gestão. Foi orientador de estágios de finalistas da Escola Superior de Educação de Leiria e formador do Ministério da Educação e do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Actualmente já se encontra na situação de aposentado.

DIA 22 DE MAIO - DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

"É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro,
mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido"
                                                                                                                                  José Saramago




No próximo domingo, dia 22 de Maio, é o Dia do Autor Português. A Biblioteca Municipal preparou para si uma MONTRA de LIVROS de alguns dos mais conhecidos e mais lidos autores portugueses. Se já leu alguma destas sugestões, na Sala de Leitura encontrará outros autores à espera de serem lidos. É só consultar o nosso catálogo em: http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/
Aproveite o fim de semana de sol, faça um passeio, vá à praia ou ao pinhal, mas antes passe pela Biblioteca Municipal e requisite um livro de um autor português.

Os leitores mais pequenos não foram esquecidos. Para eles a Sala Infantil/Juvenil tem também uma pequena MONTRA de LIVROS de autores portugueses, cheios de histórias fantásticas que irão certamente ser do agrado dos mais novos.
Venha com os seus filhos à Biblioteca Municipal e leve para casa um livro de um autor português.





VENHA À BIBLIOTECA. NÃO CUSTA NADA!

maio 19, 2011

OS PREMIADOS DE HOJE SÃO...

"Considero-me poeta, mas de forma nenhuma assumo o papel de poeta mitificado (...). O poeta tem de ser cada vez mais humano. Uma pessoa. Agora, é uma pessoa que tem dons especiais."

O escritor A.M. Pires Cabral venceu o Grande Prémio de Conto, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra "O Porco de Erimanto".
A "diversidade dos registos linguísticos" e o "trabalho de apuro estilístico do texto" foram duas das razões que levaram o júri a atribuír por unanimidade o prémio ao escritor por esta coletânea de contos publicada pela Cotovia.


António Manuel Pires Cabral nasceu em 1941 em Chacim, Macedo de Cavaleiros. Licenciado em Filologia Germânica, foi professor do ensino secundário em Vila Real, animador cultural, co-organizador das Jornadas Camilianas. Publicou até ao momento cerca de quatro dezenas de títulos de poesia, teatro, romance, conto, ensaio e crónica.  O seu romance de estreia, "Sancirilo" venceu em 1983, o Prémio Círculo de Leitores. Em 2006 foi dintinguido com o Prémio D. Dinis, atribuído pela Fundação Casa de Mateus. No ano de 2008, o romance "O Cónego" foi o vencedor da XIV Edição do Grande Prémio de Literatura dst. Em 2009 ganhou o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava, com a obra "As Têmporas de Cinza."
É sócio da Associação Portuguesa de Rscritores e da Sociedade Portuguesa de Autores, sendo membro habitual do júri do Prémio de Poesia Cidade de Ourense (Galiza), desde 1982.

Para que fique a conhecer um pouco do autor, deixamo-vos aqui um poema.

DE VOLTA A CASA

De volta a casa, repetes os gestos
adequados ao lugar donde jamais
devias ter saído.

Mas a casa já não tem
os ecos de antigamente.
Já não responde, já não abriga,
Já são só paredes sem sentido.

Tudo mudou, percebes?, e és agora
um sem-abrigo abrigado
na tua própria casa.

Um filho pródigo para cujo regresso
o pai não matou o melhor cabrito.
                                                in, Revista LER


 
MAS HOJE TAMBÉM É DIA DE DAR-MOS OS PARABÉNS A .....

 
Philip Roth, considerado um dos grandes romancistas norte-americanos da segunda metade do século XX, muitas vezes indicado para Nobel da Literatura, foi o Man Book International Prize de 2011, para ficção, pelo conjunto da sua obra literária.

"Um dos maiores prazeres que tive enquanto escritor
 foi ver o meu trabalho ser lido em todo o mundo."

Escritor norte-americano, nasceu a 19 de março de 1933.  Em 1991 publicou um livro dedicado à história da sua própria família "Patrimony" que foi galardoado com o National Critics Circle Award. Em 1998 ganhou o Prémio Pulitzer com "Pastoral Americana". Recebeu também a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca e em 2002 a Medalha de Ouro da Ficção da Academia de Artes e Letras. Ganhou 2 vezes o National Book Critics Award.
Em 2005, Roth tornou-se o terceiro escritor americano vivo a ter a sua obra publicada numa coleção completa e definitiva pela Library of América.





SAIA DE CASA, FAÇA UMA CAMINHADA ATÉ À BIBLIOTECA MUNICIPAL

Para requisitar livros dos nossos premiados de hoje
consulte o nosso catálogo on-line em: http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/


maio 18, 2011


VISITA SURPRESA!






Hoje tivemos uma visita muito especial. Foi a VISITA SURPRESA dos meninos e meninas do Jardim de Infância da Comeira. Esta visita à Biblioteca Municipal não estava programada. O que estava programado era uma manhã passada no Parque das Bernardas, mas o tempo (ou, as condições climáticas) inviabilizaram a concretização deste plano. Mas o transporte estava assegurado, então surgiu um programa alternativo e sempre do agrado dos mais pequenos.
Apesar de não serem esperadas, tudo se conciliou na Biblioteca de forma a que estas crianças fossem recebidas da melhor maneira e de acordo com os procedimentos habituais. E assim foi. Tudo correu muito bem e as quase 50 crianças ficaram visivelmente satisfeitas. 

ATÉ À PRÓXIMA!

MÊS DE MAIO - MÊS DO CORAÇÃO

MEXA-SE PELA SUA SAÚDE, FAÇA ACTIVIDADE FÍSICA

No mês de Maio, Mês do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia relembra aos portugueses os riscos das doenças cardiovasculares. Este ano o tema principal da campanha é a Obesidade nos jovens. Segundo a Fundação, uma em cada três crianças é obesa ou tem excesso de peso. É precisamente devido aos maus hábitos alimentares adquiridos nos últimos tempos, que a população começou a ter problemas cardiovasculares cada vez mais cedo e estes passaram a ser uma preocupação de todos e não apenas dos mais idosos, como se poderia pensar.
Assim, OS PAIS TÊM QUE SE MEXER, porque a prevenção começa com a prática de atividade física e com uma alimentação saudável.



A má alimentação dos jovens, nos nossos dias, é uma situação que muito preocupa os especialistas. Segundo um estudo, concluiu-se  que, dos 50 mil jovens entre os 8 e os 14 anos, 60% (30 mil) passam cerca de 12 horas por dias à frente da televisão, a comer batatas fritas, hambúrgueres e a beber refrigerantes.
Em Portugal 30% dos adolescentes Já são considerados obesos.



VER MENOS TELEVISÃO PODE AJUDAR A EMAGRECER 6KG POR ANO


Adultos com excesso de peso, que reduziram para metade o tempo que passam sentados a ver televisão, durante 3 semanas, gastaram cerca de 120 calorias a mais por dia, do que o grupo similar de espetadores que continuou a assistir a 5 horas diárias de televisão. Embora 120 calorias possam parecer pouco, é o equivalente ao nº de calorias gastas numa caminhada de 1,6 km. Se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar quase 13 km por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de 6 kg.


Associada à OBESIDADE está o desenvolvimento de muitas outras doenças que causam morte precoce, como por exemplo: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, cancro, entre outras... por isso pode mesmo dizer-se que, relativamente à Obesidade Juvenil, " uns quilos a mais hoje, uns anos a menos no futuro."

A Biblioteca Municipal pensou em si.
Quer começar uma alimentação saudável e não sabe como?
Quer melhorar a sua saúde?
Mexa-se e  traga a sua família.  
No Átrio da Biblioteca Municipal  encontrará expostos de hoje até ao fim deste mês Livros de Receitas Deliciosas e Conselhos para Melhorar a sua Saúde



Já agora!
Não se esqueça de participar no Passeio Pedestre do próximo dia  22 de maio   organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, pelas 9 horas com concentração no Parque Mártires do Colonialismo. 

Aproveite a Natureza e seja Saudável



maio 17, 2011

PALESTRA

Realizou-se ontem, dia 16 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal a Palestra subordinada ao tema "O discurso retórico: elaboração, expressão e interpretação", proferida pelo Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Dr. Manuel Alexandre Júnior. A iniciativa decorreu no âmbito da actividade da Tertúlia dos Anos de Oiro, projecto da responsabilidade da ADESER II - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande (IPSS).


Dr. Manuel Alexandre Júnior, nasceu na Marinha Grande em Agosto de 1936. Licenciado em Filologia Clássica pela Universidade de Lisboa, realizou um Mestrado em Teologia nos Estados Unidos e obteve o doutoramento em Literatura Grega, também, na Universidade de Lisboa. Foi Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no Departamento de Estudos Clássicos. Leccionou nas áreas da Língua e Literatura Gregas e da Teoria da Literatura, tendo ocupado o cargo de director do Programa de Estudos Pós-Graduados em Estudos Clássicos, na Universidade de Lisboa. Foi investigador responsável pelo Programa LEXICON - Dicionário de Grego/Português. Possui várias obras publicadas, bem como artigos e recensões.   

17 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO

"Sem uma alimentação adequada, a medicina é inútil.
Com uma alimentação adequada, a medicina é desnecessária!"
                                                                                                                           Deepak Chopra


A Sociedade Portuguesa de Hipertensão assinala hoje,
dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão,
com o apoio da World Hypertension League (WHL).
Este ano o tema é: 
 "Conheça os seus números, meça a pressão arterial"




A SPH lembra que "é preciso medir a pressão arterial que nunca poderá atingir valores superiores a 14/9; aumentar o diagnóstico e o controlo é o objectivo deste ano, com o lema: "Conheça os seus números, meça a pressão arterial". Está provado que só o controlo dos números poderá levar a um maior controlo da pressão arterial".

A hipertensão, também conhecida como "tensão alta" é uma doença crónica que não apresenta sintomas mas afecta e danifica artérias e vários órgãos vitais do corpo humano. Mundialmente esta patologia mata cerca de 7 milhões de pessoas por ano, estimando-se  que afecte outros 1,5 biliões.

Em Portugal, a hipertensão atinge quase metade da população (42%) mas apenas 39%  estão tratados e de toda a população com hipertensão só cerca de 11% estão controlados.
Um outro factor preocupante é que uma percentagem cada vez maior dos jovens e crianças sofre de hipertensão, o que se deve ao consumo excessivo de sal aliado à falta de exercício físico e à obesidade.
É necessário reverter esta situação. O diagnósticar quem tem hipertensão é decisivo porque só assim é possível tratar e controlar com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes vasculares e melhorar os números da mortalidade cardiovascular.



O Presidente da SPH avisa que se a sociedade atual não reverter a situação do elevado consumo de sal, as "crianças não vão viver os 10 anos que actualmente se ganhou em relação às gerações anteriores". A hipertensão afeta 12% das crianças e jovens portugueses que têm entre 5 e 18 anos de idade.
A OMS recomenda 6 gramas de sal por dia para um adulto e 3 gramas de sal diárias para as crianças, mas os portugueses estão a comer 12 gramas por dia e a dar às crianças 4 vezes mais do que o recomendado





Sabia que:
a Biblioteca Municipal tem  livros que o ensinam a fazer uma alimentação saudável?

Consulte o nosso catálogo on-line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb


maio 16, 2011

Contamos … CONTIGO!

... CONTÁMOS COM AS CRIANÇAS DA ESCOLA 1º CEB DA AMIEIRINHA


Terminaram na passada 6ª feira as visitas realizadas à Biblioteca Municipal pelas turmas da Escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico da Amieirinha. As visitas tiveram o seu início com a deslocação dos meninos do 1º ano e foram-se sucedendo ao longo da semana, com a deslocação de todas as turmas separadamente, tendo sido a turma do 4º ano a encerrar o ciclo de visitas. As crianças estiveram sempre acompanhadas pelos respectivos professores.
As visitas obedeceram ao que estava previamente programado, iniciando-se por um Bibliotour explicativo da funcionalidade de cada uma das secções existentes na Biblioteca, terminando na Sala Infantil, onde decorreram sessões de leitura, realizadas pelas Técnicas da Biblioteca Municipal e adaptadas às respectivas faixas etárias. As visitas terminaram com o habitual momento de contacto individualizado com os livros e outros materiais existentes na sala, em que cada criança pode escolher a tarefa que seja mais do seu agrado. 

O apoio e acompanhamento que foi dado a cada um dos grupos foi antecipadamente preparado pelas funcionárias da Biblioteca, tendo em consideração a faixa etária e o nível de competências supostamente já adquirido e evidenciado pelas crianças. Dado que a Biblioteca Municipal já realiza este tipo de acompanhamento há alguns anos, recentemente reforçado pelo projecto "Livros em Movimento", sentimos que estas crianças pertencem a uma geração para as quais as Bibliotecas são locais agradáveis, sem segredos na sua utilização, que elas respeitam e querem utilizar.

Não podemos deixar de dar uma palavra de reconhecimento aos professores, que ao acompanharem os seus alunos nestas deslocações, demonstram bem que o seu trabalho e empenho são fundamentais no percurso de formação destas crianças. Cabe-nos a nós, Técnicos de Biblioteca, agradecer e dar toda a colaboração possível nessa tarefa.  A todos desejamos um bom trabalho e, mesmo aos que vão transitar para um novo ciclo de escolaridade, desejamos que continuem a ser nossos utilizadores. Até breve!

Continuamos a contar ... CONVOSCO!

MANUEL ANTÓNIO PINA - PRÉMIO CAMÕES 2011

Manuel António Pina, nascido no Sabugal, em 1943, exerce actividade como jornalista, tradutor e escritor. Acaba de ver  a sua obra distinguida com o mais elevado galardão da língua portuguesa, o Prémio Camões.

É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Entre 1971 e 2001 foi jornalista profissional no Jornal de Notícias (Porto), onde desempenhou, igualmente, funções de editor e chefe de redacção. Além do JN, tem ainda colaboração dispersa por outros órgãos de comunicação, entre imprensa escrita, rádio e televisão (Diário de Lisboa, O Jornal, Expresso, Jornal de letras, Artes e Ideias, Visão, Rádio Porto, RTP, etc.). Foi Também professor da Escola Superior de Jornalismo do Porto e membro do Conselho de Imprensa.


 
"Porque não escrevo "para", escrevo apenas."

A sua obra é principalmente constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. É ainda autor de peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema, à televisão e editadas em disco. A sua obra está traduzida em França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (castelhano, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.


Para além do Prémio Camões, Manuel António Pina, já foi galardoado com os seguinte prémios:
  • Prémio de Poesia da Casa de Imprensa em 1978
  • Prémio Gulbenkian em 1987
  • Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua, Itália em 1988
  • Prémio do Centro Português para o Teatro para a Infância e Juventude em 1988
  • Prémio Nacional de Crónica Press Club/Clube de Jornalistas em 1993
  • Prémio da Crítica, da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários em 2002
  • Prémio de Crónica 2004 da Casa de Imprensa em 2004
  • Prémio de Poesia Luís Miguel Nava em 2004
  • Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/CTT em 2005

"Do meu ponto de vista de escritor, a literatura "para" crianças completa (ou tenta completar) a outra. Não sou uno (e quem é?) e a minha escrita também não. Tenho escrito igualmente teatro e crónica, até crónica desportiva, e publicado um ou outro ensaio."



Sabia que ...
  • é a primeira vez que O Prémio Camões é entregue a um escritor de Literatura para a Infância? 
  • este prémio foi instituído por Portugal e o Brasil em 1988? 
  • é atribuído anualmente por um júri nomeado para esse efeito?
  • é o mais importante prémio literário para autores de língua portuguesa?



 
Deixamos-lhe aqui uma pequena MONTRA de LIVROS de Manuel António Pina 
 disponível na Sala Infantil para empréstimo domiciliário.
Venha com os seus filhos à Biblioteca Municipal e requisite um livro.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...