maio 29, 2019

QUINTA-FEIRA DE ASCENÇÃO

"Todas as festas celebradas no interior do Pinhal de Leiria são, de um modo geral, de iniciativa popular, como é exemplo a celebração tradicional da Quinta-Feira de Ascenção.
Não conseguiremos descobrir a raiz de adoção da tradicional festa popular de Quinta-Feira da Ascenção na Marinha Grande, embora se depreenda que a tradição teria sido trazida pelas migrações de trabalhadores, que se aproximaram do concelho como grande centro empregador, ao longo do tempo.
Sabe-se que a Ascenção é uma festa que se celebra tradicionalmente desde o século IV, em cada 40.º dia da Ressurreição de Cristo. Nesse dia de festa, também o povo da Marinha Grande, no passado, dedicava religiosamente a Ascenção ao descanso total de quem trabalha e nem as refeições eram preparadas nesse dia de recolhimento.
Era na véspera do dia festivo que se fazia o necessário trabalho de arrumos, limpezas e confeções das refeições para a comemoração no dia seguinte, permitindo-se ao povo o trabalho exclusivo de alimentar o gado e cuidar das crianças. O dia da festa era dedicado exclusivamente a um evocatório passeio em família pelos campos, como faziam os judeus subindo ao Monte das Oliveiras, para colher, pelo caminho, os ramos para protegerem o lar durante o ano seguinte. (...).


Pela madrugada, no dia seguinte, saíam para o campo em grupo familiar, farnel na mão, colhendo ao longo da caminhada a "espiga" com flores silvestres da primavera. No raminho não pode faltar a espiga de trigo, símbolo do pão e da fartura, a oliveira, que invoca o azeite para a luz divina e paz, o alecrim pedindo saúde e força, a papoila transmitindo a alegria e ainda o malmequer, simbolizando ouro e prata. (...)
A 24 de novembro de 1964, o presidente da Câmara Municipal, Adriano Marques Roldão, determinou que o feriado municipal passasse a ser celebrado na 5.ª Feira de Ascenção de cada ano, considerando tratar-se de um dia de festa tradicional. (...)
Durante alguns anos, os Serviços Florestais, cada vez que chegava a 5.ª Feira de Ascenção, organizavam algumas viagens gratuitas no "Comboio de Lata", com partida da Guarda Nova até ao Farol de S. Pedro. Os populares engalanavam a máquina e as carruagens com flores e verduras da Mata e assim passavam em comunidade um agradável dia na Praia Velha ou na Praia da Concha, em amena comunhão.


A tradição de comemoração do dia continua a manter-se, mas hoje são milhares de automóveis espalhados por todos os cantos do velho Pinhal do Rei e, no dia seguinte, o lixo abunda por todo o lado tornando bem visível a passagem da "civilidade" dos nossos dias.
No passado a 5.ª Feira de Ascenção era um dia comemorado numa comunhão perfeita entre famílias, misturando-se toda a gente em amena cavaqueira, trocando brindes, farnéis e copos de vinho, de uma forma simples e espontânea. "Ninguém" era "ninguém" para serem todos unidos na mesma confraternização, cultivando uma quase mística amizade que, se ainda não existia, iria perdurar pela vida fora. (...)
O raminho colhido na Mata de todos nós, é guardado religiosamente bem exposto atrás da porta de entrada da casa, indo permanecer durante todo o ano como símbolo do pão e da fartura, da luz divina e da paz, da saúde e da força, da alegria e ainda do ouro e da prata, que todos desejam para si e para os seus."

Gabriel Roldão,
In, Elucidário do Pinhal do Rei


Bom Feriado, Bom Pic-Nic



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...