setembro 23, 2011

SUGESTÃO DE FIM DE SEMANA

Como já vem sendo habitual vamos deixar a nossa sugestão de leitura para o fim de semana. E a nossa escolha recai sobre um dos mais prestigiados autores portugueses da atualidade.



"Só sou António Lobo Antunes quando escrevo."

ANTÓNIO LOBO ANTUNES define-se como um escritor compulsivo, que se distancia do mundo quando está a escrever.
Largamente premiado, em Portugal e no estrangeiro, recebeu o Prémio Camões em 2007. A sua obra é vasta e está traduzida em várias línguas por todo o mundo. Em cada um dos seus livros traça um retrato da condição humana. O livro, que sugerimos para leitura de fim de semana, insere-se nesse perfil.
  
A MORTE DE CARLOS GARDEL
Publicações Dom Quixote, 1994

Resumo: O livro fala-nos de Nuno, um jovem toxicodependente em coma, devido a uma overdose. Durante dois dias, ele é visitado por várias pessoas da família, que sofrem o pesadelo da sua morte eminente e, supostamente, evitável. Assim, através das memórias de cada um, vamos conhecendo o passado de Nuno e o presente de cada um, com as suas tristezas, culpas e desolações. É então que Álvaro, pai de Nuno, recusando-se a aceitar a morte do filho e, numa fuga  ao sofrimento, transforma a sua paixão pelo tango, e pelo cantor argentino já falecido Carlos Gardel, numa obsessão sem limites.


Já é a segunda vez que António Lobo Antunes é o autor escolhido para sugestão de leitura de fim de semana.

Sabe porquê?
Sabe por que razão escolhemos este livro,
que nem sequer está entre as suas últimas obras publicadas?

A razão da nossa escolha prende-se com o facto deste livro, escrito por António Lobo Antunes em 1994, ter sido adaptado ao cinema.

Trata-se de uma longa metragem, com o mesmo nome do livro e cuja estreia aconteceu ontem, dia 22 de setembro, em algumas salas de cinema do país.
A realização  esteve a cargo de Solveig Nordlund, cineasta sueca naturalizada portuguesa, assistente em vários filmes de produção nacional, realizadora de curtas metragens e documentários sobre escritores, tendo já realizado um sobre Lobo Antunes.
O filme foi produzido pela Fado Filmes, recebeu o apoio à produção do Instituto do Cinema e Audiovisual do Ministério da Cultura e conta no seu elenco com nomes como Ruy de Carvalho, Rui Morisson, Teresa Gafeira, Elmano Sancho, Diogo Dória, entre outros.
Segundo a realizadora, trata-se de um filme sobre "... um conjunto de más consciências."


Aceite as nossas sugestões. 
Passe pela Biblioteca Municipal e requisite o livro.
Se tiver oportunidade não deixe de ver o filme.
Ora veja:

                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...