setembro 22, 2011

PINTAR É COMO RESPIRAR

O pintor Júlio Resende faleceu esta quarta feira, em Valbom, Gondomar, aos 93 anos.

Júlio Resende nasceu no Porto a 23 de outubro de 1917. Frequentou as Escolas de Belas-Artes do Porto e de Paris, tendo iniciado a sua atividade artística como ilustrador em semanários infantis e na imprensa diária, ainda, quando era jovem.
Em 1946, ano em que apresentou a sua primeira exposição em Lisboa, Júlio Resende obteve uma bolsa de estudo no estrangeiro do "Instituto Para a Alta Cultura", tendo sido nesta sua passagem pela Europa, em especial por Paris e Madrid, onde teve contacto com as obras de Picasso e Goya, que Júlio Resende despertou para a pintura abstracionista.


Fez inúmeras exposições individuais em Portugal, Espanha, Bélgica, Noruega, Brasil. Representou o país em exposições coletivas nas Bienais de S. Paulo, Veneza, Ohio, Londres, Paris.
Nos anos 60, Júlio Resende interessou-se ainda por projetos de decoração e arquitetura, colaborando na decoração do Palácio da Justiça de Lisboa ou realizando o painel para a sede do Banco de Portugal. O painel "Ribeira Negra", executado em 1968 por encomenda da Câmara Municipal do Porto, é considerado como o melhor painel cerâmico contemporâneo. Em 1994/1995, na intervenção no Metropolitano de Lisboa, na estação de Sete-Rios, desenvolve a memória das paisagens luxuriantes trazidas das viagens pelo Brasil.


Enquanto ilustrador, colaborou com vários autores, nomeadamente com Fernando Namora na ilustração de "Retalhos da vida de um médico", com Eugénio de Andrade no livro "Aquela nuvem e outras", com Sophia de Mello Breyner Andresen em "Noite de Natal", "O rapaz de Bronze" e "O primeiro livro de poesia", com Ilse Losa em "O Rei Rique e Outras Histórias" , com Virgílio Ferreira em "A estrela", com Arsénio Mota em "Histórias com historinhas dentro", entre outras.

"(...) Quando a cor manda, já ela é desenho. Sendo uma intuição do pintor, é frequente em mim a resposta imediata em gesto que tem a razão em si, é já um exercício de visão".



Na Galeria Baganha, no Porto, que representou o pintor nos últimos três anos, podem ainda ver-se algumas das suas últimas pinturas.


Júlio Resende recebeu os seguintes prémios:

  • Prémio Nacional de Pintura da Academia de Belas-Artes
  • Prémio Armando de Basto
  • Prémio Sousa Cardoso
  • Prémio Especial da Bienal de Arte de S. Paulo
  • 1º lugar no Concurso para o Monumento ao Infante D. Henrique (com o projeto Mar Novo)
  • Medalha de Prata na Exposição Internacional de Bruxelas
  • 1º Prémio de Artes Gráficas na X Bienal de S. Paulo
  • Foi nomeado Membro da Academia Real das Ciências, Letras e Belas-Artes da Bélgica
  • Recebeu as Insígnias de Comendador de Mérito Civil de Espanha atribuídas pelo Rei de Espanha
  • Recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
  • Prémio AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte

Júlio Resende está representado nos Museus de Soares dos Reis, do Chiado, de Évora, Calouste Gulbenkian, de Arte Moderna de S. Paulo, de Helsínquia, de Aalesund ( Noruega) e em muitas coleções particulares na Europa, África e América do Norte de do Sul.

Também pode  apreciar AQUI a sua obra nos inúmeros livros que ilustrou,
e que estão à sua disposição na sua Biblioteca.


BOAS LEITURAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...