julho 08, 2011

PORQUE É QUE HÁ TANTAS PESSOAS DESSE LADO DA VEDAÇÃO?


Depois de ver o trailer do filme "O rapaz do pijama às riscas", realizado em 2008, por Mark Herman, vai certamente gostar de ler o livro. É esta a nossa sugestão de leitura de fim de semana. Um livro retirado da nossa mostra bibliográfica, que acompanha a exposição sobre Aristides de Sousa Mendes, patente ao público no átrio da entrada da Biblioteca Municipal, até ao final do mês de Julho.

"Bruno, de nove anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Ele não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa.
Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer nem ninguém com quem brincar.
Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas.
A amizade com Shmuel vai levar Bruno da doce inocência à brutal revelação. E ao descobrir aquilo de que, involuntariamente, também ele faz parte, Bruno vai, inevitavelmente, ver-se enredado nesse monstruoso processo".



Segundo o jornal "Irish Independent", este livro é "uma extraordinária história sobre a amizade e os horrores da guerra...Isto é talento literário inato no seu melhor"


John Boyne é um romancista irlandês nascido em 1971. Ensinou Língua Inglesa no Trinity College e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o Prémio Curtis Brown.
Começou a escrever histórias aos 19 anos e publicou o seu primeiro romance dez anos depois. É ainda autor de sete romances e está traduzido em mais de trinta línguas.
O seu livro "O rapaz do pijama às riscas", esteve 76 semanas no 1º lugar da lista de bestsellers da Irlanda, foi o livro mais vendido em Espanha em 2007 e 2008, e foi bestsellers um pouco por todo o mundo, incluíndo a prestigiada lista do New York Times, onde alcançou o 1º lugar em novembro de 2008.


Recebeu ainda os seguintes prémios:
  • Children's Book of the Year
  • Peaple's Choice Book of the Year
  • Bisto Children´s Book Award
  • Foi nomeado para mais 15 prémios Literários Internacionais
Em Portugal é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.


BOM FIM DE SEMAMA E BOA LEITURA

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...