setembro 21, 2011

HOJE É DIA MUNDIAL DA PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER

Dia 21 de setembro é Dia Mundial da Pessoa com Doença de AlzheimerNeste dia pretende-se alertar e sensibilizar as pessoas para a Doença de Alzheimer e suas  consequências.

A Alzheimer Europe calcula o número de cidadãos europeus com demência em 7,3 milhões.

Estima-se que em Portugal 90 mil pessoas sejam diretamente afetadas pela doença.

A Alzheimer Portugal marca a data com diversas iniciativas por todo o país, apelando para a urgência da criação e desenvolvimento de um plano nacional para as demências.

No mundo, a doença afeta milhões de pessoas. Estima-se que 4 em cada 100 indivíduos, com mais de 65 anos, sofram da doença. Este número cresce para 47, em cada 100, com mais de 85 anos.



A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas ( perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento).
Estes sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre elas fica alterada.

A Doença de Alzheimer tem este nome por ter sido descrita pelo médico alemão, Alois Alzheimer, em 1906.



Segundo os neurologistas, não existe nenhuma forma de prevenir esta doença, mas há estudos que indicam, que o cuidado com os fatores cardiovasculares de risco são importantes para evitar doenças neurodegenerativas.

A prática regular de exercício físico, o controle de doenças como a tensão alta, diabetes, colesterol e o não fumar, fazem do indivíduo alguém com menos probabilidade de desenvolver Alzheimer.

A realização de exercícios diários de estimulação da cognição e da memória ajuda os doentes de Alzheimer a retardarem a perda das suas capacidades cognitivas e, consequentemente, a sua autonomia.
Quanto mais exercícios o cérebro fizer, menores são as hipóteses de se desenvolver esta doença. É recomendável a leitura, palavras cruzadas, jogos de tabuleiro.
Se a pessoa tem o hábito de ler todos os dias, está  a exercitar o cérebro e já está a fazer uma atividade a mais para se proteger contra esta doença.

Mexa-se,
venha dar um passeio até à Biblioteca da sua cidade,
leia o jornal ou requisite um livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...