setembro 05, 2011

ESTATÍSTICA

mês de agosto, mês da leitura 


O mês de agosto revelou-se como um mês excepcional em termos de livros requisitados e, consequentemente, um mês de muita leitura.
Através do gráfico apresentado ao lado, podemos verificar que, de 474 livros requisitados no mês de agosto em 2010, passámos para 1.029 este ano. Esta tem sido a tendência demonstrada ao longo dos meses, fazendo de  2011 um ano em que a população marinhense está a ler mais e está a frequentar mais a Biblioteca Municipal.


Mas, se em relação ao ano de 2010, o mês de agosto deste ano foi um mês com uma quantidade elevada de livros requisitados, ele não é, porém, um exemplo isolado no histórico  dos dados recolhidos pela Biblioteca Municipal, relativamente ao empréstimo de livros.

Através do gráfico ao lado, poderemos verificar que, já em 2005, tinha sido atingido um número semelhante  de requisições, com cerca de 1.019 livros requistados no mês de agosto.
Após anos de descidas, algumas bastante acentuadas, tal como aconteceu em 2006 e  no ano passado, com perdas significativas de leitores e livros, retomámos este ano hábitos de leitura de verão e de férias. 
Esta é  uma leitura maioritariamente de carácter lúdico e informal, onde a procura de obras de ficção e de literatura infanto-juvenil ganha primazia sobre as obras especializadas e científicas. Estes números deixam-nos francamente satisfeitos e motivam-nos para continuarmos o nosso trabalho em torno da promoção da leitura. Mas eles também nos merecem outra reflexão. O aumento do número de livros emprestados pela Biblioteca Municipal  não pode deixar de ser visto como um reflexo da crise económica, que atravessamos e que todos sentimos, que leva à compra de menos livros por parte das famílias e de menos saídas para fora do concelho no principal mês de férias. Neste contexto, temos consciência que a Biblioteca Municipal, para além da sua função transmissora de informação e conhecimento, desempenha igualmente uma função social. 


"Ler é sonhar pela mão de outrém." 

Fernando Pessoa, in Livro do Desassossego



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...