setembro 19, 2011

PARABÉNS JEREMY IRONS

Jeremy Irons é um ator britânico que nasceu a 19 de setembro de 1948.
Estudou arte dramática na conceituada escola Bristol Old Vic School e entrou para a companhia de teatro Bristol Old Vic, onde representou desde obras de Shakespeare até dramas contemporâneos.
Em 1971, mudou-se para Londres e acabou por conseguir o papel de João Baptista na peça de teatro "Godspell".
Iniciou uma carreira bem sucedida no West End Theatre e na televisão, tendo-se estreado no cinema, em 1980, com o filme Nijinski , que conta a história deste famoso bailarino russo.


Em 1981, desempenhou o papel principal na famosa série da BBC "Reviver o Passado em Brideshead" (Brideshead Revisited), que contava, entre outros nomes consagrados, com a presença de Laurence Olivier. Nesse mesmo ano, contracenou com Meryl Streep no filme "A Amante doTenente Francês" (The French Lieutenant's Woman). Volta a dar provas do seu talento no papel de um missionário no filme  "A Missão" (The Mission, 1986), ao lado de Robert DeNiro, trabalho que lhe valeu a nomeação para o Globo de Ouro.


Em 1990, desempenhou o papel de um milionário suspeito de assassínio no filme "Os Reveses da Fortuna" (Reversal of Fortune), onde contracenou com Glenn Close, desempenho que lhe valeu o Óscar de Melhor Ator e o Globo de Ouro na mesma categoria.

Consagrado como um dos atores mais respeitados tanto na Europa como nos EUA, a sua carreira conta entre outros, com os seguintes filmes:
Kafka, Relações Proibidas, Madame Butterfly, Beleza Roubada, Lolita, O Homem da Máscara de Ferro, A Máquina do Tempo.
Jeremy Irons já esteve em Portugal para as filmagens de "A Casa dos Espíritos (The House of the Spirits), um filme inspirado no livro de Isabel Allende. Para além de Jeremy Irons, o elenco deste filme contou com as participações de Gleen Close e Meryl Streep, com quem  já contrecenara anteriormente, e ainda com Winona Ryder e Antonio Banderas.
No próximo ano o ator virá novamente  a Portugal,  para a rodagem do filme "Comboio Noturno para Lisboa", que irá ser realizado por Bille August,  de uma adaptação do romance de Pascal Mercier.
"É uma co-produção entre a Suíça, a Alemanha e Portugal, através da Cinemate" refere  o produtor de cinema Paulo Trancoso.
"Comboio Noturno para Lisboa" conta a história de um professor suíço de grego e latim que, depois de conhecer uma mulher portuguesa, ruma a Lisboa para seguir o percurso de Amadeu de Prado, um médico e poeta que lutou contra a ditadura do Estado Novo".
O filme, que além de Jeremy Irons contará no elenco com Vanessa Redgrave e Jack Huston, será falado em inglês e contará com a presença de atores portugueses.

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante do sonho"
                                                                                              Orson Welles


Uma Boa Semana com Boas Leituras e Bons Filmes

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...