fevereiro 25, 2011

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

A nossa sugestão para leitura de fim-de-semana vai para o "Livro", de José Luís Peixoto, da
Editora Quetzal. 

"Livro" elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura."


José Luís Peixoto nasceu em 1974, em Galveias, concelho de Ponte de Sor. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, foi professor do ensino secundário e é colaborador regular de vários jornais e revistas como o DNA (Diário de Notícias) e o Jornal de Letras, entre outros.
A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias traduzidas num vasto número de idiomas e estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, recebeu o Prémio Literário José Saramago com o romance Nenhum Olhar, que foi incluído na lista do Financial Times dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007, tendo também sido incluído no programa Discover Great New Writers das livrarias norte-americanas Barnes & Noble. 
O seu romance Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2007. Em 2008, recebeu o Prémio de Poesia Daniel Faria com o livro Gaveta de Papéis.
Os seus romances estão publicados na Finlândia, Holanda, no Brasil, nos Estados Unidos, entre outros países, estando traduzidos num total de vinte idiomas.


Veja AQUI a bibliografia do autor disponível na Biblioteca Municipal.


CONTÁMOS COM...

PEQUENOS LEITORES DO JARDIM DE INFÂNCIA DE CASAL DE MALTA


De 23 a 25 de Fevereiro recebemos a visita das crianças do Jardim de Infância de Casal de Malta, que com a sua presença encheram de alegria a Biblioteca Municipal.
 
Estas crianças, pequenos leitores, fizeram a habitual visita guiada pelos vários espaços funcionais da Biblioteca, ouviram atentamente as explicações dadas pelas Técnicas e terminaram a visita na Sala Infantil onde assistiram à leitura animada do livro do mês e onde puderam autonomamente contactar com os livros da sua faixa etária.

Muitas destas crianças já são assíduos frequentadores da Biblioteca, encontrando-se inscritos como leitores e usufruindo do serviço de empréstimo domiciliário. Para esta situação muito tem contribuído o esforço e empenho das educadoras e auxiliares, que ao longo de sucessivos anos lectivos nos visitam com bastante regularidade, participando em diversas sessões de "A Hora do Conto" e noutras actividades que programamos especificamente para estas faixas etárias. 

Em Maio os nossos pequenos leitores de Casal de Malta voltarão à Biblioteca, com outras leituras e novas surpresas.
Até lá!

fevereiro 24, 2011

FAZIA ANOS HOJE

David Mourão-Ferreira nasceu em Lisboa a 24 de Fevereiro de 1927, escritor de
 prosa e poesia, é reconhecido como um dos grandes poetas portugueses do século XX.

A partir de 1981 foi responsável pelo Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian e dirigiu, desde 1984, a revista Colóquio/Letras, da mesma instituição.

Alguns dos seus textos foram adaptados à televisão e ao cinema,como por exemplo, "Aos costumes disse nada", em que se baseou José Fonseca e Costa para filmar, em 1983, "Sem sombra de pecado".



David Mourão-Ferreira foi ainda autor de poemas para fados, muitos deles celebrizados
 por Amália Rodrigues, como o "Barco Negro".


Morreu a 16 de Junho de 1996 e nesse mesmo ano recebeu o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.

A Biblioteca Municipal disponibiliza para empréstimo domiciliário a bibliografia do autor.  Faça AQUI a sua própria pesquisa.

fevereiro 23, 2011

TRAZ UM AMIGO TAMBÉM


Zeca Afonso nasceu em Aveiro, a 20 de Agosto de 1929. Foi uma figura central do movimento de renovação da música portuguesa, que se desenvolveu nas décadas de 1960/1970 do século XX. São suas algumas das mais conhecidas canções de intervenção.
De uma actuação, em 1964, na Sociedade Fraternidade Grandolense, nasce a canção "Grândola vila morena", que Zeca Afonso começa a cantar com mais regularidade ao vivo a partir dos anos setenta, tendo sido a canção escolhida para encerramento do espectáculo do Coliseu dos Recreios realizado a 29 de Março de 1974. Na sala estavam alguns dos oficiais que viriam a organizar a revolução de Abril e que a escolheram como senha do Movimento das Forças Armadas que instaurou a Democracia a 25 de Abril de 1974.

Zeca Afonso morreu a 23 de Fevereiro de 1987.

José Fanha recorda-o assim: "Inquieto, complexo, sarcástico, radical, fraterno até à medula. E por cima de tudo isso, uma voz única que me há-de ressoar no coração para sempre".

Consulte AQUI a discografia do Zeca Afonso,
 que a Biblioteca Municipal disponiibiliza para audição na Sala de Áudio.

fevereiro 22, 2011

CERCILEI VOLTA À BIBLIOTECA ...

                                       ... e concretizou-se o pedido do Nuno

Na última visita dos nossos amigos da Cercilei, o  Nuno, um dos utentes, manifestou vontade de reviver os tempos de infância, pedindo que fosse visualizado o filme "As aventuras de Tom Sawyer".

Hoje foi satisfeito o pedido do Nuno, que conjuntamente com os 18 amigos da instituição, visitaram as várias salas da Biblioteca Municipal, acabando com um momento de descontração na Sala Infantil, com a visualização do referido filme.

Recorde-se que estas visitas têm vindo a acontecer com frequência, com grupos de 18 ou 19 elementos, com alguns elementos fixos, entre os quais o Nuno, e outros que nos visitam pela primeira vez.
As visitas fazem parte do plano de socialização dos utentes da instituição, sendo esta uma das múltiplas actividades que desenvolvem diariamente.

A próxima visita ficou agendada para o dia 15 de Março, havendo uma surpresa que irá ser preparada pelas Técnicas da Biblioteca.       
           
             

fevereiro 21, 2011

Contamos...CONTIGO

Esta semana demos início às actividades de promoção da leitura  com a visita das crianças da Sala das Borboletas do Jardim Infantil Arco-íris. Para além da participação na Hora do Conto, estes meninos traziam também a tarefa de realizar uma  pesquisa bibliográfica sobre o ciclo da água. Depois de feita a pesquisa na base de dados, com o apoio de uma Técnica, iniciámos a visita por todos os espaços funcionais da Biblioteca, acompanhada por uma explicação adaptada ao nível étario das crianças.


De seguida, na Sala Infantil, fez-se a leitura animada do livro "O H perdeu uma perna", de Ana Vicente, realizada pelas técnicas da Biblioteca, terminando a actividade com um momento em que as crianças contactaram com os livros, previamente seleccionados de acordo com a sua faixa etária.

No final, a educadora  requisitou 3 livros sobre o ciclo da água, para serem trabalhados pelo grupo no respectivo Jardim Infantil.




A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGESA


21 de Fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna

Celebra-se a 21 de Fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna. Proclamado pela Conferência Geral da Unesco em Novembro de 1999, desde Fevereiro de 2000 que se comemora este Dia, com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural.

Estimam-se em quase 6000 as línguas faladas no mundo, mas cerca de metade está à beira da extinção. O português não faz parte deste conjunto, dado que se crê ocupar a 6ª posição na lista dos idiomas mais falados no mundo.


 
A minha pátria é a língua portuguesa

in "Livro do Desassossego",  de Fernando Pessoa.

"Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.
Sim. porque a orthographia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-m'a do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha."

Texto publicado originariamente em "Descobrimento", revista de Cultura nº 3, 1931, pp 409-410, transcrito do "Livro do Desassossego", por Bernando Soares (heterónimo de Fernando Pessoa), numa recolha de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha; ed. de Jacinto do Prado Coelho, Lisboa, Ática, 1982 vol. I, p. 16-17. Respeitou-se a ortografia da época de Fernando Pessoa.


fevereiro 18, 2011

PALESTRA

Integrada na actividade da Tertúlia dos Anos de Ouro decorreu ontem, dia 17 de Fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal, a Palestra proferida pela Dra. Celeste Alves e dedicada à vida e obra Fernanda de Castro. A oradora deu a conhecer aos participantes quem foi Fernanda de Castro e analisou as características mais marcantes da sua obra, tendo intercalado a sessão com apontamentos de poesia da autora.

                


FERNANDA DE CASTRO (1900-1994), Romancista, poeta e conferencista portuguesa, com vasta e diversificada obra, escreveu poesia, literatura infantil, romance e memórias. Casada com António Ferro, jornalista e homem forte do regime de Salazar, promoveu a cultura no país e no estrangeiro em importantes exposições. Criou e desenvolveu nos anos trinta, a Associação Nacional dos Parques Infantis, dadas as suas excelentes relações com as mais altas instâncias governamentais. Viu várias das suas obras serem premiadas e escreveu praticamente até ao fim da vida. A sua veia de escritora foi transmitida à sua neta, a escritora Rita Ferro.

Aceda AQUI  ao catálogo da Biblioteca Municipal e realize a sua própria pesquisa.
Escreva o nome da autora. Aguarde um momento. Ser-lhe-ão mostradas as referências bibliográficas existentes, de livros da autora ou de livros em que teve qualquer participação.

SABE QUEM ESCREVEU ESTAS QUADRAS?

Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço
que, não parecendo o que são,
são aquilo que eu pareço.

P'rá mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.

Eu não tenho vistas largas,
nem grande sabedoria,
mas dão-me as horas amargas
lições de filosofia.


DE QUEM FALAMOS? 

                                                  http://www.fundacao-antonio-aleixo.pt/ 


António Aleixo, nascido a 18 de Fevereiro de 1899, em Vila Real de Santo António. Poeta popular, quase analfabeto, foi pastor, servente de pedreiro e cauteleiro.

O escritor Rui Zink traça-lhe a biografia desta forma:
"Simples, humilde, iletrado, António Aleixo surpreende com a profundidade filosófica dos seus versos. É um caso singular na poesia portuguesa. Inspirava-o o quotidiano. Servia-se de uma feira da aldeia, uma ceia, um traço caricatural de gente conhecida e improvisava. O tom era mordaz, mas autêntico. Aleixo transferia para a escrita o seu batalhão de emoções. O povo repetia - e saboreava - verso a verso. A sua obra poética é um manancial de sabedoria empírica. Um grande poeta".

Da sua obra constam estes títulos: "O Auto do Curandeiro", "O Auto da Vida e da Morte", "O Auto do Ti Jaquim" (incompleta), "Inéditos" e "Este livro que vos deixo", sendo este último o mais conhecido.
Morreu a 16 de Novembro de 1949.

Aleixo escreveu a sua autobiografia em forma de quadra. Descreve-se, então, simplesmente assim:

Fui polícia, fui soldado,
Estive fora da nação;
Vendo jogo, guardei gado,
Só me falta ser ladrão.

Este livro poderá ser requisitado na Biblioteca da nossa cidade.

fevereiro 16, 2011

FAZIA ANOS HOJE



Orlando Ribeiro nasceu em Lisboa a 16 de Fevereiro de 1911. Dedicou toda a sua vida ao ensino e investigação da geografia e é considerado o renovador desta ciência em Portugal. Foi igualmente o geógrafo português do século XX com maior projecção internacional. Em 1943 fundou o Centro de Estudos Geográficos e em 1966 esse Centro começou a publicar revista Finisterra que continua a ser a principal publicação de geografia portuguesa com maior relevo internacional. Recebeu o grau de Gran Oficial da Ordem de Santiago da Espada em 1987.

Morreu em Lisboa a 17 de Novembro de 1997.


Consulte AQUI os livros de Orlando Ribeiro existentes na Biblioteca Municipal que poderá requisitar para empréstimo domiciliário.

HOJE TAMBÉM FAZIA ANOS


Carlos Paredes nasceu em Coimbra a 16 de Fevereiro de 1925 e por influência familiar aprendeu a tocar guitarra portuguesa quando tinha apenas cinco anos.
Foi um dos principais responsáveis pela sua divulgação e pela popularidade que este instrumento alcançou, chegando a ser conhecido como o mestre da guitarra portuguesa.

Em 1957, edita o seu primeiro disco e três anos depois a música é utilizada como banda sonora no filme “Rendas de Metais Preciosos” de Cândido da Costa Pinto.  
Em 1962 compõe um dos seus mais belos temas, Verdes Anos”, uma encomenda de Paulo Rocha para o filme com o mesmo nome. O cinema é uma constante na sua obra, tendo trabalhado com diversos realizadores quer portugueses quer estrangeiros.

Morreu a 23 de Julho de 2004, tendo sido decretado Luto Nacional.

 


«As pessoas gostam de me ouvir tocar guitarra,
a coisa agrada-lhes e eles aderem. Não há mais nada.»
(Público, 20.3.90).




A Biblioteca Municipal possui alguns dos cd's de Carlos Paredes.
Aceda AQUI e venha ouvi-lo na Sala Áudio/Vídeo todos os dias úteis, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.

fevereiro 15, 2011

FAZIA ANOS HOJE

Galileu Galilei nasceu em 15 de Fevereiro de 1564 na cidade de Pisa.
Aos 25 anos foi nomeado professor de Matemática da Universidade de Pisa e em 1592 tornou-se professor na Universidade de Pádua, onde permaneceu 18 anos e onde efectuou diversas descobertas, tais como a lei do pêndulo e a lei da queda dos graves.


Entre as suas invenções contam-se as do termoscópio e do telescópio e foi o primeiro a observar manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter e as fases de Vénus.

Em 1632, Galileu afirmou que a terra girava em torno do sol, o que contrariava a teoria aceite pela Igreja Católica e foi obrigado a negar publicamente a teoria coperniciana.  

Diz a lenda que, quando foi julgado por heresia, em 1633, e forçado a negar a sua crença de que a Terra se movia à volta do Sol, Galileu teria murmurado: "Eppur si muove" ("No entanto move-se").

Morreu completamente cego  a 8 de Janeiro de 1642 em Arcetri.


Em 1992 o Papa João Paulo II deu por encerrado o caso Galileu, reconhecendo que alguns elementos da Igreja tinham cometido erros.

Veja AQUI os títulos sobre Galileu Galilei disponíveis na Biblioteca Municipal para empréstimo domiciliário.

fevereiro 11, 2011

LEITURA de FIM-DE-SEMANA

O dia 14 de Fevereiro, Dia de S. Valentim, aproxima-se. 

A nossa sugestão de leitura para o fim-de-semana não poderá ficar indiferente a esta data.

Porque existem muitas formas de manifestar os afectos, também na literatura existem muitas possibilidades de os expressar. Por isso, hoje não vamos sugerir um livro. Vamos antes fazer-lhe um Convite.
Venha à Biblioteca Municipal escolher aquele livro que melhor se identifica consigo.
Certamente iremos ter nas nossas Sugestões de Leitura o livro certo para si.



Contamos ...CONTIGO

Mais uma vez a Biblioteca Municipal recebeu a visita de pequenos leitores.

Aconteceu nos dias 10 e 11 de Fevereiro e foram os meninos dos Jardins de Infância da Amieirinha e Fonte Santa e  os alunos da Escola do 1º Ciclo de Albergaria.
As crianças visitaram as diversas salas da Biblioteca tendo-lhes sido  facultada uma breve explicação do seu funcionamento, devidamente adaptada aos vários níveis etários das crianças.
A visita terminou na sala Infantil, onde as Técnicas da Biblioteca leram o livro do mês "Os ursinhos na cama e a grande, grande tempestade" e outros títulos adaptados às respectivas faixas etárias.


             

fevereiro 09, 2011


A Cercilei-Leiria visitou-nos novamente

Ontem, 08 de Fevereiro, tivemos mais uma visita de 19 utentes da Cercilei de Leiria.  A Biblioteca Municipal está perfeitamente adaptada a utilizadores com mobilidade reduzida, pelo que foi feita uma visita por todas as salas e explicado a seu funcionamento.
Contámos ainda com a participação de dois alunos da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte que puderam assistir à visita guiada e documentarem-se sobre as boas acessibilidades da Biblioteca Municipal.
A visita terminou na Sala Infantil, onde desta vez contámos com a colaboração da D. Albertina, nossa antiga colega, que  contou uma história  "O homem das barbas" de Luísa Ducla Soares.



É NOTÍCIA

"A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo"

Nelson Mandela nasceu em Mvzevo a 18 de Julho de 1918. Formado em direito, foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Durante toda a década de 1950 foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid e sempre defendeu a luta pacífica. Em 1962, foi preso e condenado a 5 anos de prisão e em 1964, Mandela foi novamente julgado e condenado a prisão perpétua. Permaneceu preso de 1964 a 1990.

http://www.nelsonmandela.org/
Nesses 26 anos tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul e mesmo na prisão, conseguiu organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país.

A sua libertação ocorreu a 11 de Fevereiro de 1990 e em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prémio Nobel da Paz pelos esforços para acabar com a segregação racial na África do Sul.


A 9 de Fevereiro de 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul e  governou o país até 1999.

Com o fim do mandato presidencial, Mandela afastou-se da vida política dedicando-se a causas em prol dos direitos humanos, pelo que recebeu diversas homenagens internacionais.

Para que fique a conhecer melhor a personalidade deste líder, a Biblioteca Municipal  sugere a leitura destes dois livros disponíveis para empréstimo domiciliário todos os dia úteis das 09.00 às 18.00 horas.


 

fevereiro 08, 2011

É NOTÍCIA


José Gomes Ferreira, escritor, poeta, e activista político, nasceu no Porto, a 9 de Junho de 1900. Formou-se em Direito em 1924, tendo sido cônsul na Noruega entre 1925 e 1929. Após o seu regresso a Portugal, enveredou pela carreira jornalística. Foi colaborador de vários jornais e revistas, tais como a Presença e a Seara Nova.
A sua obra é essencialmente marcada pelo neo-realismo, tendo uma forte componente marxista e algum surrealismo.
Em 1978 foi eleito Presidente da Associação Portuguesa de Escritores e em 1983 foi homenageado pela Sociedade Portuguesa de Autores.

 Morreu em Lisboa a 8 de Fevereiro de 1985.


A Biblioteca Municipal tem ao dispôr dos leitores para empréstimo domiciliário alguma da bibliografia do autor, quer em prosa quer em poesia, e para uma pesquisa mais personalizada consulte o nosso catálogo on line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/



Hoje também É NOTÍCIA

8 de Fevereiro - Dia Internacional da Internet Segura



Milhões de utilizadores de todas as idades usam diariamente a Internet. Apesar de ser uma fonte inesgotável de recursos apresenta alguns perigos, que o cidadão deve conhecer a fim de se proteger.
Em Portugal irão decorrer diversas actividades lideradas pelo Projecto Internet Segura, sobre a utilização segura da Internet.




A Biblioteca Municipal sugere a leitura do livro "Internet Segura para Crianças: guia para pais e educadores", dos autores Paulo Nogueira e José Manteigas e da Editora FCA- Editora de Informática, Lda, disponível para empréstimo domiciliário.

Resumo: Este livro surge assim como um guia fundamental para todos aqueles que têm contacto diário com crianças e adolescentes, ou seja, pais, professores e familiares, procurando ajudá-los a proteger-se contra os perigos existentes na Internet, fornecendo informações fundamentais sobre as tecnologias associadas à Internet e conselhos sobre a abordagem que os pais e os educadores deverão ter junto das crianças e adolescentes.


fevereiro 07, 2011

Contamos ...CONTIGO

Contámos com ... Os meninos do JI Amieirinha

A Biblioteca Municipal recebeu hoje a visita  das crianças do Jardim de Infância da Amieirinha, integrada na actividade de promoção da leitura Contamos...CONTIGO!
A visita integrou um breve Bibliotour por todos os espaços funcionais da Biblioteca, acompanhada por uma explicação adaptada ao nível etário das crianças. De seguida, na sala infantil, fez-se a leitura animada do livro "O H perdeu uma perna", realizada pelas Técnicas da Biblioteca, terminando a actividade com um momento em que as crianças puderam autonomamente contactar com os livros da sua preferência.


Lançamento do Livro "História de Portugal em verso" do Pátio da Inês

No passado sábado, dia 5 de Fevereiro, decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal o lançamento do livro "História de Portugal em verso", da autoria dos alunos do 4º ano do ano lectivo 2009/2010, da Escola Pátio da Inês .

Um excerto do livro foi galardoado com o 1º Prémio Jovem Literário de Conto e Poesia da Marinha Grande, dinamizado pela Associação CISCO, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e do Instituto Português da Juventude.

Os alunos do Pátio da Inês apresentaram-se a concurso com o pseudónimo "As letrinhas aventureiras" na categoria "Poesia".  Dos 26 trabalhos a concurso nesta categoria, a "História de Portugal em verso" foi o trabalho vencedor.  Para o júri tratou-se "de um poema muito bem concebido, com ritmo, harmonia e sobretudo revela trabalho de investigação, que o júri muito apreciou e que é de incentivar, numa altura em que a História de Portugal é tão maltratada".  

O encontro com a História de Portugal e a descoberta de factos e personagens despertou um desejo curioso em recontar os feitos heróicos dos portugueses. Nasceu assim, o livro “História de Portugal em verso”, recontada e ilustrada por dez escritores de palmo e meio, que pretende avivar o interesse histórico de todos leitores.

fevereiro 04, 2011

PALESTRA

Ontem, dia 3 de Fevereiro, pelas 15h00, o auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande foi o palco para a palestra "Eça de Queirós no Teatro. Adaptação a teatro dos romances queirosianos Os Maias, Episódios da vida romântica e Crónica social". A palestra teve concepção e  realização do encenador Norberto Barroca e inseriu-se na actividade regular da "Tertúlia dos Anos de Ouro", promovida pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande - ADESER II. 

A Tertúlia dos Anos de Ouro reúne-se todas as segundas e quintas feiras, no Auditório da Biblioteca Municipal, entre 15h00 e as 17h00, onde são desenvolvidas várias sessões sobre temáticas variadas, que vão da História da Literatura à História do Mundo, passando pelas Línguas Estrangeiras, como o Francês e o Inglês.

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

Assinalando a passagem de mais um ano sobre a data do nascimento de Almeida Garrett, a nossa sugestão de leitura para o fim-de-semana é uma das suas obras mais conhecidas e um dos clássicos da literatura portuguesa - "Viagens na minha terra", da Porto Editora.

Resumo: Relata a viagem de Garrett a Santarém, respondendo a um convite do seu amigo Passos Manuel, ex-chefe dos Setembristas e principal opositor à ditadura de Costa Cabral, então no poder.
O autor revela ao longo da obra a sua capacidade de despertar no leitor a curiosidade e mantê-lo em expectativa entre cada capítulo. A obra é enriquecida pelas digressões e divagações do autor, por isso se fala em viagens e não em viagem. São "viagens pela história, pela arte, pela tradição e pela literatura portuguesas".


Almeida Garrett nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799. Em 1809 partiu para a ilha Terceira devido às invasões francesas.
Regressou a Portugal em 1836 e Passos Manuel encarregou-o de reorganizar o Teatro Nacional, nomeando-o inspector dos teatros.
Como romancista, Garrett é considerado o criador da prosa moderna em Portugal e na poesia, foi dos primeiros a libertar-se dos cânones clássicos e a introduzir em Portugal a nova estética romântica.
Morreu em Lisboa a 9 de Dezembro de 1854



Este e outros livros do autor poderão ser requisitados por si na Biblioteca Municipal e para uma pesquisa mais personalizada consulte o nosso catálogo on line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/

É NOTÍCIA

A 3 de Fevereiro de 1488, Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança, no Sul do Continente Africano.


http://www.vidaslusofonas.pt/

"Bartolomeu jogou os seus trunfos de navegador ao desencadear a operação que atirou as caravelas para o largo, por treze dias no alto mar, afrontando ventania rija, com o pano descido a meia-árvore, bolinando centenas de léguas, mas aguentando o rumo de sudoeste. (...).
O que estava previsto aconteceu. Nos primeiros dias de Fevereiro, terra à vista! (...).
Bartolomeu via claramente o litoral africano a deslizar para nordeste e, olhando as caravelas a flutuarem o casco robusto nas águas quentes do Índico, sonhou ir mais além.(...)".
in, "Bartolomeu Dias" de A. do Carmo Reis, da Porto Editora.

Poderá encontrar este o outros livros juvenis de História de Portugal, na Sala Infantil/Juvenil, da Biblioteca Municipal, todos os dias úteis das 09.00 às 18.00 horas.
Para uma pesquisa personalizada consulte o nosso catálogo on-line http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/


           

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...