fevereiro 18, 2011


SABE QUEM ESCREVEU ESTAS QUADRAS?

Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço
que, não parecendo o que são,
são aquilo que eu pareço.

P'rá mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.

Eu não tenho vistas largas,
nem grande sabedoria,
mas dão-me as horas amargas
lições de filosofia.


DE QUEM FALAMOS? 

                                                  http://www.fundacao-antonio-aleixo.pt/ 


António Aleixo, nascido a 18 de Fevereiro de 1899, em Vila Real de Santo António. Poeta popular, quase analfabeto, foi pastor, servente de pedreiro e cauteleiro.

O escritor Rui Zink traça-lhe a biografia desta forma:
"Simples, humilde, iletrado, António Aleixo surpreende com a profundidade filosófica dos seus versos. É um caso singular na poesia portuguesa. Inspirava-o o quotidiano. Servia-se de uma feira da aldeia, uma ceia, um traço caricatural de gente conhecida e improvisava. O tom era mordaz, mas autêntico. Aleixo transferia para a escrita o seu batalhão de emoções. O povo repetia - e saboreava - verso a verso. A sua obra poética é um manancial de sabedoria empírica. Um grande poeta".

Da sua obra constam estes títulos: "O Auto do Curandeiro", "O Auto da Vida e da Morte", "O Auto do Ti Jaquim" (incompleta), "Inéditos" e "Este livro que vos deixo", sendo este último o mais conhecido.
Morreu a 16 de Novembro de 1949.

Aleixo escreveu a sua autobiografia em forma de quadra. Descreve-se, então, simplesmente assim:

Fui polícia, fui soldado,
Estive fora da nação;
Vendo jogo, guardei gado,
Só me falta ser ladrão.

Este livro poderá ser requisitado na Biblioteca da nossa cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...