fevereiro 21, 2011

A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGESA


21 de Fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna

Celebra-se a 21 de Fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna. Proclamado pela Conferência Geral da Unesco em Novembro de 1999, desde Fevereiro de 2000 que se comemora este Dia, com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural.

Estimam-se em quase 6000 as línguas faladas no mundo, mas cerca de metade está à beira da extinção. O português não faz parte deste conjunto, dado que se crê ocupar a 6ª posição na lista dos idiomas mais falados no mundo.


 
A minha pátria é a língua portuguesa

in "Livro do Desassossego",  de Fernando Pessoa.

"Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.
Sim. porque a orthographia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-m'a do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha."

Texto publicado originariamente em "Descobrimento", revista de Cultura nº 3, 1931, pp 409-410, transcrito do "Livro do Desassossego", por Bernando Soares (heterónimo de Fernando Pessoa), numa recolha de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha; ed. de Jacinto do Prado Coelho, Lisboa, Ática, 1982 vol. I, p. 16-17. Respeitou-se a ortografia da época de Fernando Pessoa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...