fevereiro 04, 2011

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

Assinalando a passagem de mais um ano sobre a data do nascimento de Almeida Garrett, a nossa sugestão de leitura para o fim-de-semana é uma das suas obras mais conhecidas e um dos clássicos da literatura portuguesa - "Viagens na minha terra", da Porto Editora.

Resumo: Relata a viagem de Garrett a Santarém, respondendo a um convite do seu amigo Passos Manuel, ex-chefe dos Setembristas e principal opositor à ditadura de Costa Cabral, então no poder.
O autor revela ao longo da obra a sua capacidade de despertar no leitor a curiosidade e mantê-lo em expectativa entre cada capítulo. A obra é enriquecida pelas digressões e divagações do autor, por isso se fala em viagens e não em viagem. São "viagens pela história, pela arte, pela tradição e pela literatura portuguesas".


Almeida Garrett nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799. Em 1809 partiu para a ilha Terceira devido às invasões francesas.
Regressou a Portugal em 1836 e Passos Manuel encarregou-o de reorganizar o Teatro Nacional, nomeando-o inspector dos teatros.
Como romancista, Garrett é considerado o criador da prosa moderna em Portugal e na poesia, foi dos primeiros a libertar-se dos cânones clássicos e a introduzir em Portugal a nova estética romântica.
Morreu em Lisboa a 9 de Dezembro de 1854



Este e outros livros do autor poderão ser requisitados por si na Biblioteca Municipal e para uma pesquisa mais personalizada consulte o nosso catálogo on line em http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...