fevereiro 16, 2011

FAZIA ANOS HOJE



Orlando Ribeiro nasceu em Lisboa a 16 de Fevereiro de 1911. Dedicou toda a sua vida ao ensino e investigação da geografia e é considerado o renovador desta ciência em Portugal. Foi igualmente o geógrafo português do século XX com maior projecção internacional. Em 1943 fundou o Centro de Estudos Geográficos e em 1966 esse Centro começou a publicar revista Finisterra que continua a ser a principal publicação de geografia portuguesa com maior relevo internacional. Recebeu o grau de Gran Oficial da Ordem de Santiago da Espada em 1987.

Morreu em Lisboa a 17 de Novembro de 1997.


Consulte AQUI os livros de Orlando Ribeiro existentes na Biblioteca Municipal que poderá requisitar para empréstimo domiciliário.

HOJE TAMBÉM FAZIA ANOS


Carlos Paredes nasceu em Coimbra a 16 de Fevereiro de 1925 e por influência familiar aprendeu a tocar guitarra portuguesa quando tinha apenas cinco anos.
Foi um dos principais responsáveis pela sua divulgação e pela popularidade que este instrumento alcançou, chegando a ser conhecido como o mestre da guitarra portuguesa.

Em 1957, edita o seu primeiro disco e três anos depois a música é utilizada como banda sonora no filme “Rendas de Metais Preciosos” de Cândido da Costa Pinto.  
Em 1962 compõe um dos seus mais belos temas, Verdes Anos”, uma encomenda de Paulo Rocha para o filme com o mesmo nome. O cinema é uma constante na sua obra, tendo trabalhado com diversos realizadores quer portugueses quer estrangeiros.

Morreu a 23 de Julho de 2004, tendo sido decretado Luto Nacional.

 


«As pessoas gostam de me ouvir tocar guitarra,
a coisa agrada-lhes e eles aderem. Não há mais nada.»
(Público, 20.3.90).




A Biblioteca Municipal possui alguns dos cd's de Carlos Paredes.
Aceda AQUI e venha ouvi-lo na Sala Áudio/Vídeo todos os dias úteis, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...