novembro 23, 2011

PALESTRA

DAVID MOURÃO-FERREIRA: O HOMEM E O OBRA



Ontem, dia 22 de novembro, pelas 14h30, o auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande foi o palco da palestra "David Mourão-Ferreira, o homem e a obra". A palestra foi dirigida pela Dra. Pilar Mourão-Ferreira, viúva do escritor, e contou com a participação do encenador Norberto Barroca, que declamou alguns poemas do autor.
A iniciativa inseriu-se na atividade regular da "Tertúlia dos Anos de Ouro", promovida pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande - ADESER II. 



Pilar Mourão-Ferreira, licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1965. Entre 1975 e 1976 foi deputada na Assembleia Constituinte pelo PS. De agosto de 1976 a 1978 foi chefe de gabinete dos Secretários de Estado da Orientação Pedagógica e da Educação.
Nos anos seguintes foi assessora do Secretário de Estado da Presidência do Conselho do Governo de Mota Pinto, tendo trabalhado na problemática da Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência e da ex Comissão da Condição Feminina.
De 1979 a 2004, foi Assessora Principal do Secretariado Nacional da Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, assumindo as funções de direção do Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais.
Representou Portugal, entre outras iniciativas, no Conselho da Europa (onde presidiu a vários Comités), na União Europeia e nas Nações Unidas.


E por vezes


E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes


encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes

ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos encontramos

E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se evolam tantos anos

David Mourão-Ferreira, in Obra Poética



A vida e obra do escritor/poeta David Mourão-Ferreira já foram recordadas no nosso blogue, concretamente, a 24 de fevereiro deste ano, data do seu aniversário.

Clique AQUI e conheça melhor o escritor. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...