novembro 16, 2011

JOSÉ SARAMAGO, 1922-2010

                                                                                                                          José Saramago



Hoje, 16 de novembro, comemora-se o 89º aniversário de José Saramago e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa fará a entrega oficial da chave da Casa dos Bicos à Fundação José Saramago.
A abertura pública da Casa está prevista para a primavera de 2012.

Numa iniciativa da Fundação José Saramago, Produções Fictícias, Teatro São Luiz e Editorial Caminho, a celebração do aniversário do escritor contará com a participação de Pilar del Río, sua mulher e presidente da fundação, de escritores e amigos, como Baptista-Bastos, Lídia Jorge, Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, João Tordo, José Carlos de Vasconcelos, Inês Pedrosa e José Luís Peixoto.
O aniversário do escritor será ainda recordado com a exibição do documentário "José & Pilar", em simultâneo, nos Centros Culturais de capitais e cidades de língua portuguesa.
O documentário "José & Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, que relata dois anos de vida pública e privada de José Saramago, é candidato a uma nomeação para os Óscares de 2012.


"Claraboia", o romance de juventude deixado inédito por José Saramago e que acaba de chegar às livrarias, numa edição da Caminho, será também lançado hoje, numa sessão pública, com início às 18h00, no Jardim de Inverno do Teatro São Luíz, e que será conduzida por Nuno Artur Silva e Anabela Mota Ribeiro.

"(...) O lançamento de Claraboia, o segundo romance que o Prémio Nobel português escreveu, e que por peripécias do destino ficou inédito - enviado à Editorial Notícias para eventual publicação, a resposta só chegou passados 40 anos...-, surge aos olhos de Pilar del Río como um prolongamento da intensa relação que o escritor manteve com os seus leitores".
in  pág 8, do Jornal de Letras, de 16 de novembro.


 

Demissão

Este mundo não presta, venha outro.
Já por tempo de mais aqui andamos
A fingir de razões suficientes.
Sejamos cães do cão: sabemos tudo
De morder os mais fracos, se mandamos,
E de lamber as mãos, se dependentes.

José Saramago,
in "Os poemas Possíveis"



Esta não é a primeira vez que divulgamos José Saramago e a sua obra e certamente não será a última. Faça a sua própria pesquisa no nosso blog e certamente encontrará mais informação, que fomos publicando ao longo deste ano, acerca do escritor. 


CONVIDAMO-LO A CONHECER MELHOR 
- José Saramago -
VENHA À BIBLIOTECA MUNICIPAL


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...