novembro 17, 2011

PASSATEMPO "VOLUNTÁRIOS DA LEITURA"


A MARINHA GRANDE CONCORREU


Há algum tempo atrás, divulgámos no nosso blogue, através da página intitulada  VOLUNTÁRIOS DA LEITURA , a iniciativa promovida pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) / Secretaria de Estado da Cultura. 
Esta iniciativa inscreveu-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro 2011 e do Ano Europeu do Voluntariado e tratou-se de um concurso, dirigido a pessoas singulares ou entidades coletivas, que visou a apresentação de projetos de leitura, que envolvessem voluntariado e que contribuíssem para minorar o isolamento ou a exclusão social das populações.


Os interessados apresentaram as suas candidaturas às Bibliotecas Municipais das respetivas localidades que, após uma primeira apreciação, remeteram os melhores projetos para a fase final, submetendo-as à decisão de um júri nacional escolhido pela DGLB. Da decisão final do júri, que teve lugar no passado dia 14 de novembro, foram escolhidos dois projetos vencedores e duas menções honrosas. Estes projetos irão merecer o apoio da DGLB, concretizado na atribuição de conjuntos de 300 livros para cada um dos vencedores e de 50 livros para as menções honrosas. Veja aqui os projetos vencedores.


Escola Eng.º Acácio Calazans Duarte (Marinha Grande)

A Marinha Grande marcou presença neste concurso, através da candidatura apresentada pela Biblioteca da Escola de 3º CEB e Secundário Eng.º Acácio Calazans Duarte, com o projeto intitulado LER + CONTIGO. Este projeto visa dar continuidade a um trabalho já iniciado em anos letivos anteriores, através do qual grupos de alunos do secundário se deslocam voluntariamente ao Lar da Santa Casa da Misericórdia para a realização de sessões de leitura para os utentes.

Infelizmente, este projeto não está entre os premiados, mas merecerá oportunamente o reconhecimento de todos, através da sua publicação e divulgação no site da DGLB.
Mais importante que o resultado do concurso, é o trabalho voluntário destes jovens junto da população mais idosa. Apesar de não constar entre os premiados, desejamos que o projeto continue, podendo os professores e alunos contar com o apoio da Biblioteca Municipal, que poderá disponibilizar para empréstimo os livros que se entenderem adequados.


PARABÉNS!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...