maio 06, 2011

"Ler torna-nos melhores, disso não tenho dúvida. O que não quer dizer que nos torne "bons".

Rui Zink escritor e professor universitário, nasceu em Lisboa a 16 de Junho de 1961. Desde 1997 é professor auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Estudos Portugueses no ano de 1984. Em 1989 obteve o grau de Mestre em Cultura Portuguesa e Literatura Popular e em 1997 o grau de Doutor em Literatura Portuguesa. Foi igualmente professor do ensino secundário (1983-1987), leitor de Língua Portuguesa na Universidade de Michigan (1989-1990) e professor convidado na Universidade Massachussetts Dartmouth (2009-2010).

Autor de vários livros, entre ensaios e ficção, destacamos os romances "Hotel Lusitano", "Apocalipse Nau", "O Suplente", os "Surfistas"  e os livros de contos "A realidade Agora a Cores",  "Homens-Aranhas" e o "Anibaleitor". Colaborou em jornais e revistas, nomeadamente, o semanário "Independente" em 1991 e a revista "K" em 1992. Fez tradução literária de autores como Matt Groening, Saul Bellow e Richard Zenith.
Rui Zink recebeu o Prémio do P.E.N. Clube Português pelo romance "Dávida Divina" em 2005 e representou o país em eventos como a Bienal de São Paulo, a Feira do Livro de Tóquio ou o Edimburgh Book Festival.
O autor foi homenageado a 17 de abril deste ano no Festival Literário LEV- Literatura em Viagem, em Matosinhos, devido à reedição, por parte da Editora Planeta, de "Hotel Lusitano", obra que marcou a sua estreia literária há 25 anos.



É precisamente este livro "Hotel Lusitano" a sugestão que vos deixamos para 
LEITURA DE FIM-DE-SEMANA




"Dois americanos vêm a Lisboa ao engano. Que lhes pode acontecer? Sexo, aventura, morte. Muita acção, sangue q.b., duas lágrimas de mar salgado, três de humor, tudo frito em lume brando, como de costume.
Finalmente, em livro, a história em que Gene Kelly se inpirou para filmar Um Americano em Paris. E o primeiro romance de Rui Zink".


Veja AQUI a Bibliografia do autor que a Biblioteca Municipal
tem à sua disposição para empréstimo domiciliário. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...