A quadra pascal está intimamente ligada à família, à celebração de rituais religiosos e, como é próprio da natureza humana, ... à gula. Nesta altura, interrompem-se as dietas, porque há que preservar as tradições.
E o que não pode faltar na Páscoa?
Claro!
As amêndoas, os ovos e os folares.
As amêndoas, os ovos e os folares.
E para que o folar não falte na sua mesa e possa deliciar a sua família, deixamos-lhe uma receita, retirada de um dos vários livros de culinária que a biblioteca municipal disponibiliza aos seus leitores. Só tem de seguir a receita. Tome nota:
Ingredientes:
- 800 gr de farinha
- 100 gr de margarina
- 35 gr de fermento de padeiro
- 250 gr de açúcar
- 3 ovos
- 2dl de leite morno
- sal, canela e erva-doce q.b.
- 3 ou 4 ovos cozidos para enfeitar o folar
Preparação:
- Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte alguma farinha. Faça uma bola bem húmida e deixe levedar 20 minutos.
- Amasse a restante farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte a bola de fermento. Bata bem. Acrescente a manteiga, o sal e as especiarias.
- Bata até a massa se soltar da tigela. Deixe levedar numa tigela tapada com 1 cobertor, em local protegido e ameno + ou - 3 horas.
- Faça então uma bola ligeiramente achatada, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios. Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos.
- Pincele com gema de ovo, deixe levedar mais um pouco e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido.
Nós já experimentámos e o resultado foi este. Ora veja:
Se quiser continuar a surpreender a família e os amigos com receitas diferentes e sem gastar muito dinheiro, temos a solução ideal para si.
Venha à Biblioteca Municipal
TENHA UMA BOA PÁSCOA
Sem comentários:
Enviar um comentário