janeiro 27, 2012

SUGESTÃO DE FIM DE SEMANA

Livro, quando te fecho, abro a vida.
                                               Pablo Neruda


A nossa sugestão de fim de semana é um pouco diferente da habitual. Não lhe sugerimos a leitura de um livro em especial, antes o convidamos a entrar no mundo da fantasia, da imaginação, dos livros e das bibliotecas. Convidamo-lo a  ver este pequeno filme, com apenas 15 minutos,  intitulado "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" [Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore], de  William Joyce e Brandon Oldenburg, que é um dos nomeados aos Oscares 2012 da Academia, na categoria de melhor curta metragem de animação (short film animated).

Ora veja, como o mundo da eletrónica mantém a magia dos livros e da leitura.




Tendo como fonte de inspiração o furacão Katrina, a comédia protagonizada por Buster Keaton ou a magia do Feiticeiro de Oz, o filme  conta a história de Morris Lessmore, que um dia voa para um país onde os livros estão vivos e querem oferecer a cada um a sua história.
"The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore", é uma curta metragem de animação, distribuída em forma de aplicação para iPad. William Joyce, saído dos estúdios da Pixar, recorrendo a técnicas de animação 2D e 3D, criou um verdadeiro eBook infantil interativo, que delicia crianças e adultos. 

Sobre o formato para iPad, o criador William Joyce afirmou: "Acreditamos que os tablets possam fornecer uma nova experiência narrativa, tão vasta e potente quanto a oferecida pela televisão e pelos livros." 


"The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore" surge numa altura em que as editoras começam a perder o otimismo inicial da transição do livro em formato papel para o formato digital.
Um novo estudo mostra, que cada vez menos editores têm esperança no futuro das sua empresas na transição para os livros em formato digital. O ano passado, 51% dos CEO das editoras achavam que a mudança era vantajosa, mas este ano só 28% continua a ter a mesma opinião. Veja aqui.

É uma matéria que merece a nossa reflexão. A portabilidade dos tablets conseguirá impor novos formatos de leitura? Serão eles a materialização mais perfeita da ideia de convergência de meios de comunicação, informação, educação e negócios, idealizada por Steve Jobs?


Qualquer que seja o seu formato preferido, impresso ou digital, o importante é que leia, pois ler estimula o cérebro humano, segundo um estudo de psicólogos da Universidade de Washington. Veja aqui.


Venha à Biblioteca Municipal da sua cidade, faça-se leitor e leve um livro consigo.
Consulte o nosso catálogo bibliográfico on-line
em: http://services.cm-mgrande.pt/pacweb


Esperamos por si! Tenha um bom fim de semana!

1 comentário:

  1. Boa tarde, equipa da BMMG

    Cada vez gosto mais do vosso blogue!
    Bom fim-de-semana e obrigada pel"os fantásticos livros voadores do Sr Morris Lessmore"`
    Abraço bibliotecário:
    Carla Panta

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...