novembro 18, 2011

LEITURA DE FIM DE SEMANA


Quadro do pintor Leonid Afremov
(Bielorrússia, 1955)

Espera-nos um fim de semana com chuva e baixas temperaturas, um sofá em frente à lareira e um bom livro. É o cenário quase perfeito para um fim de semana.

Mas para que ele seja mesmo perfeito, aceite a nossa sugestão de leitura.
O livro que lhe sugerimos, foi eleito o melhor livro do ano pela revista francesa Lire, que o apelidou de "Um grande livro pleno de força e beleza. A voz de um grande escritor", tendo  ganho o Prémio Romance 2008, em França.



"O que o dia deve à noite" é um romance que relata a história de vida de Younes, um rapaz que nasceu e cresceu nos subúrbios da cidade de Orão, na Argélia, em pleno campo, longe da vida citadina. Younes vive com os pais e a irmã mais nova. O pai trabalha na plantação de cereais. Um dia alguém deita fogo aos campos nas vésperas das colheitas e a família vê-se obrigada a mudar-se para a cidade de Orão e a começar uma vida nova. Sem recursos, a família vai viver na zona mais pobre e obscura da cidade.
Todavia, a vida de Younes não se limita ao bairro pobre. Ele vai crescendo e são inúmeras as personagens que conhece e as situações por que passa. Ambientes de pobreza e de riqueza, lado a lado, confrontos interiores, o amor proíbido, fases boas e menos boas, as loucuras dos jovens, ... tudo isto num romance, que retrata uma fase da História da Argélia, da guerra civil e dos massacres que ocorreram até ao reconhecimento pela França (país colonizador), em 1962, da independência daquele país do norte de África. 



Yasmina Khada, que em árabe significa "jasmim verde", é o pseudónimo de Mohammed Moulessehout.
Yasmina Khadra, nasceu a 10 de janeiro de 1955 no Saara argelino, é hoje uma das vozes mais importantes do mundo árabe e um digno embaixador da língua francesa. Os seus romances estão traduzidos em 14 países: Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Suíça, Itália, entre outros.
Foi ao mesmo tempo oficial do exército e escritor, quando adotou o pseudónimo feminino, o nome da sua mulher, depois de conflitos gerados pela publicação de livros nos quais discutia a estrutura de poder e a corrupção no seu país.
É considerado por J. M. Coetzee, Prémio Nobel da Literatura 2003, como um dos maiores escritores da atualidade.
Entre outros livros, é autor de "As sirenes de Bagdade" e "Com que sonham os lobos", que poderá requisitar na nossa Biblioteca Municipal.


Bom Fim de Semana com Boas Leituras

1 comentário:

  1. Já li o livro e adorei. é viciante e no fim veio a lágrima. mas a alma ficou limpa.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...