outubro 09, 2024

VELHOS SÃO OS TRAPOS




As protagonistas destes contos - tantas vezes atiradas para lares ou casas de família só por terem passado dos setenta - querem continuar a ter a chave de casa e não que a sua vida seja controlada por outros.
Susan descobre-se sexualmente atraída pela sua cuidadora no hospital; ao enviuvar, Linda resolve procurar o homem com quem teve um relacionamento escaldante durante um congresso; Martha, isolada num apartamento em tempos de pandemia, aceita a proposta do governo para desfrutar da companhia de um robô bem comportado, que engana descaradamente; a avó que vai de comboio ao encontro da neta decide casar-se com o único passageiro da carruagem para não ter de ficar a tomar conta da irmã inválida e prepotente; a senhora que escova a gata do filho recorda, nos movimentos do animal, as próprias experiências sexuais e pensa que a nora há de acabar por pô-las na rua, a ela e à siamesa ...




"Uma panorâmica encantadora das mulheres no final da vida,
que será reveladora para os leitores de todas as idades."
                                                                                                         Library Journal 




Jane Campbell nasceu em Hoylake, na Inglaterra, em 1942. Em 1948, a sua família mudou-se para a Rodésia do Norte (hoje Zâmbia) e, quatro anos mais tarde, Jane foi para um colégio interno na Cidade do Cabo. Estudou inglês no St. Hugh's College em Oxford. Casou-se com um colega de curso e mudou-se para as Bermudas. Em 1980, regressou a Oxford onde tirou uma pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas e estagiou no Instituto de Análise de Grupo. Desde então, faz clínica privada em Oxford, tendo trabalhado ao longo de vinte anos no mestrado em Psicoterapia de Grupo.
Em 2017, com a bela idade de 75 anos, enviou o conto "Escovar a Gata" para a London Review of Books, que o publicou, tendo então decidido escrever outras histórias sobre as experiências de mulheres idosas, que viria a publicar num só volume em 2022, no Reino Unido e nos EUA.

E é essa coletânea de contos, escritos de forma desafiante,
 cheios de sabedoria intemporal e com uma lição contra o preconceito 
e os equívocos que rodeiam as mulheres mais velhas, 
que hoje divulgamos aos nossos leitores.



Escovar a Gata é um livro poderoso e emocionante
 que explora a vida erótica, emocional e intelectual de treze mulheres de idade,
 escrita por uma psicoterapeuta à beira de completar oitenta anos.







Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...