Por causa do confinamento imposto pela pandemia Covid-19, a Páscoa deste ano vai ser comemorada só com a família lá de casa. E já que vivemos uma época diferente, vamos variar nos doces tradicionais desta festividade. Vamos deixar de lado o folar e vamos deliciar a família com uma Pavlova.
Anna Pavlova com o seu cisne de estimação Jack |
A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo com a base de merengue e é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. A artista tinha um talento e carisma excecionais, fascinando o mundo da dança nos finais do século XIX e na primeira metade do século XX. A receita foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia. Ambos reivindicam a invenção da receita, dando origem a conflito de opiniões entre os dois países.
Sem conflitos e com muita vontade de provar esta maravilha,
aqui vai a receita, que vai poder ser deliciada por toda a família.
Não tem açúcar refinado, não tem glúten e não tem lactose.
Vai precisar de:
- 5 claras
- 200 g de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha biológica
Pré-aquecer o forno a 120º C. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Bater as claras. Quando começarem a ficar fofas, adicionar o açúcar aos poucos, sempre a bater. Juntar o amido de milho, o vinagre e a baunilha e bater até ficar homogéneo. Formar uma coroa de merengue com cerca de 6 cm de altura.
Baixar a temperatura para os 100ºC. Levar ao forno durante 40 minutos. Desligar o forno e deixar arrefecer a pavlova no interior do forno, com a porta fechada, durante 2 horas.
E como estamos na Páscoa, pode decorar com amêndoas, ovos de chocolate, chocolate derretido, fios de ovos.
A receita para a sua Páscoa foi retirada deste livro, onde o leitor vai poder encontrar doces com sabor inesquecível para partilhar com a família lá de casa.
Aqui vai encontrar receitas com ingredientes alternativos ao açúcar refinado e à farinha de trigo, mas com a garantia comum a todas: simplesmente deliciosas.
Páscoa Feliz
Sem comentários:
Enviar um comentário