abril 06, 2021

 Abril chegou com uma boa notícia. 

A terceira temporada de The Handmaid's Tale já chegou
 à TV Cine Emotion todas as quintas-feiras.



O livro que inspirou a série faz parte dos livros recomendados pelo PNL2027-2020 
e pode ser requisitado na Biblioteca Municipal, 
todos os dias úteis das 10h30 às 16h30.


"Alguns livros assombram o leitor. 
Outros assombram o autor. 
História de Uma Serva assombra os dois."


Extremistas religiosos de direita derrubam o governo norte-americano e queimaram a Constituição. A América é agora Gileade, um estado policial e fundamentalista onde as mulheres férteis, conhecidas como Servas, são obrigadas a conceber filhos para a elite estéril.
Defred é uma Serva na República de Gileade e acaba de ser transferida para uma casa do enigmático Comandante e da sua ciumenta mulher. Pode ir uma vez por dia aos mercados, cujas tabuletas agora são imagens, porque as mulheres estão proibidas de ler. Tem de rezar para que o Comandante a engravide, já que, numa época de grande decréscimo do número de nascimentos, o valor de Defred reside na sua fertilidade e o fracasso significa o exílio nas Colónias, perigosamente poluídas. Defred lembra-se de um tempo em que vivia com o marido e a filha e tinha um emprego, antes de perder tudo, incluindo o nome. Essas memórias misturam-se agora com ideias perigosas de rebelião e amor.



Margaret Atwood  escreveu este livro em 1985. Em 1990 teve uma adaptação cinematográfica e em 2017 a uma série de televisão no canal TV Cine Emotion e foi vencedora de 8 prémios Grammy.
Margaret Atwood nasceu a 18 de novembro de 1939 em Otava, Canadá. É a mais premiada autora canadiana, com mais de quatro dezenas de obras publicadas, entre romance, ensaio, poesia, livros para crianças, libretos para óperas (rock), guiões para televisão.
Ao longo da sua carreira recebeu inúmeros prémios literários, incluindo o Arthur C. Clarke, o título de Chevalier de L'Ordre des Artes e des Lettres em França, foi a primeira vencedora do Prémio Literário de Londres, entre outros prémios.
Esteve várias vezes nomeada para o Booker Prize, tendo vencido por duas vezes, em 2000 com "O Assassino Cego", que faz parte do fundo documental da Biblioteca, e em 2019 com o romance "Os Testamentos", a prequela de História de uma Serva.
Margaret Atwood foi a primeira autora a participar de um projeto de arte conceitual chamado Biblioteca Futura, concebido pela artista escocesa Kate Paterson. A ideia é de que em 100 anos, 100 escritores contribuam com um manuscrito para o projeto, que permanecerão não lidos até 2114.
A autora é também uma conferencista com intervenções contundentes sobre o ambiente, as dívidas dos países pobres, a religião, a ética, a literatura ...










Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...