dezembro 31, 2020
dezembro 23, 2020
dezembro 16, 2020
ESTÁ TUDO BEM, DOROTHY. VAI CORRER TUDO BEM
Numa pacata cidade dos subúrbios, Dorothy leva uma existência apagada e rotineira, que somente um velho rádio consegue suspender com as suas mensagens consoladoras: não te preocupes, Dorothy, vai tudo correr bem. É também uma notícia de última hora da rádio que lhe dá conta que um monstro aquático anda a monte pela cidade, o mesmo que consegue entrar sorrateiramente na cozinha de Dorothy. Porém, ela, uma dona de casa demasiado infeliz para pedir um divórcio, abatida por sucessivos lutos e entorpecida por uma resignação pacífica e silenciosa, tem uma visão totalmente distinta do perigoso anfíbio. Diante dos seus olhos, Larry surge como uma criatura bela e terna à qual não hesita em oferecer guarida...
Por favor, reservem um dia de sábado e leiam-no de uma só penada."
dezembro 11, 2020
O QUE É A ANSIEDADE?
"A ansiedade é considerada, até certo ponto, uma reação normal do organismo perante situações de medo ou expectativa. Alguns autores chamam a atenção para o facto de, quando pouco intensa, poder mesmo favorecer o desempenho profissional. [...] até determinados níveis de ativação, há um aumento da atenção e do interesse; no entanto, a partir de determinados níveis, esta ativação transforma-se em ansiedade patológica, perturbando o desempenho e provocando alterações no funcionamento profissional."
Portugal é dos países nos quais a prevalência de ansiedade é mais elevada.
Escrito com clareza e sensibilidade por um psiquiatra e por um psicólogo, este livro vai ajudá-lo a gerir a sua ansiedade dia a dia. Aqui encontrará estratégias e guias passo a passo para superar os desafios que a ansiedade coloca no seu caminho, sentindo-se mais capaz de encarar os imprevistos e os obstáculos do quotidiano - tudo baseado nas melhores práticas clínicas e em técnicas terapêuticas comprovadas.
Vamos começar!"
DIOGO TELLES CORREIA é médico psiquiatra, psicoterapeuta e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa,(FMUL) Diretor da Clinica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica da FMUL, onde leciona Psiquiatria, Psicopatologia e História da Medicina. Dá também aulas de Psiquiatria Forense na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É ainda assistente graduado de psiquiatria no Hospital de Santa Maria e no Centro de Transplante Hepático do Hospital Curry Cabral.
dezembro 02, 2020
NÃO SEI FAZER OUTRA COISA A NÃO SER PENSAR
Eduardo Lourenço, 1923-2020
novembro 25, 2020
NÃO LHES FALTARAM TÉCNICOS, NO SEU DIVÓRCIO
25 de novembro
Tânia Ganho nasceu em Coimbra, em 1973. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, trabalhou durante vários anos em legendagem para televisão e cinema. Foi assistente convidada na Universidade de Coimbra, onde lecionou tradução literária, área a que se dedica há mais de 20 anos. Traduziu autores como Angela Davis, Siri Hystvedt, Maya Angelou, Leila Slimani, Chimamanda Adichie, Davis Lodge, entre outros.
Em 2012, ganhou o primeiro prémio na categoria internacional do Concurso de Contos Cidade de Araçatuba, no Brasil.
- Cuba Libre
- A Vida sem Ti
- A Lucidez do Amor
- Apneia
"Todo o processo de luta pela guarda do filho era uma maratona e, enquanto Alessandro tinha resistência de um corredor de fundo, Adriana foi, durante anos, incapaz de fazer outra coisa que não sprints. E, no fim de cada sprint, estava esgotada. Demorou muito a transformar-se em maratonista, a dominar a arte da respiração bradicárdica."
![]() |
Pintura de Cristina Troufa |
novembro 20, 2020
QUEM FOI REALMENTE AMÁLIA RODRIGUES?
novembro 10, 2020
CRUZEIRO SEIXAS, 1920-2020
Cruzeiro Seixas, que completaria cem anos no próximo dia 3 de dezembro, é uma figura de topo do movimento surrealista nacional, autor de uma vasta obra no campo da pintura, do desenho, da escultura e também na poesia.
![]() |
Fotografia de Alfredo Cunha, 2014, Póvoa do Varzim |
novembro 04, 2020
OS EFEITOS DA PANDEMIA
outubro 30, 2020
O CORAÇÃO É MAIOR QUE A PERDA
porque a vida é maior que a dor, e a saudade e a felicidade não têm limites, nem tabelas, nem distâncias.
sobre novas oportunidades e nunca ser tarde para ser feliz.
![]() |
Fotografia de Barbara Bates |
"- Não sei se sabes Justina, mas eu tenho um gato que não queria, de forma nenhuma, deixar abandonado ou entregue a alguém. Acredito que nunca alguém chegou aqui acompanhado por um amigo de quatro patas. A Teresa adorava o Nicolau. Acho que o pobre animal sente bastante a falta dela e eu não posso virar as costas assim. É um gato muito meigo e faz-me imensa companhia."
outubro 21, 2020
REPRESENTAÇÕES DO REAL
![]() |
Enterro de vítimas da peste negra em Tournai (1348). Pormenor de iluminura nas “Crónicas e Anais de Gilles le Muisit”, abade de St. Martin de Tournai, Biblioteca Real da Bélgica |
![]() |
O Triunfo da Morte, de Pieter Bruegel (1562), exposta no Museu do Prado (Madrid), representando a devastação coletiva provocada pela doença, pela morte e pela guerra. |
![]() |
A Peste dos Filisteus em Ashdod, de Pieter van Halen (1661), Wellcome Collection (Londres), recriando o ambiente de uma pandemia narrada no Velho Testamento. |
![]() |
Peste, de Arnold Bocklin (1898), onde se mistura o tema da morte e do misticismo, talvez inspirado na peste bubónica. |
outubro 14, 2020
PENSE POSITIVO
outubro 08, 2020
PARABÉNS LOUISE GLÜCK
"Pela sua inconfundível voz poética que, com austera beleza, torna universal a existência individual" e por ser "uma das mais proeminentes poetas da literatura contemporânea americana", fundamentaram a escolha de Louise Glück para a atribuição do Prémio Nobel da Literatura 2020.
Louise Elisabeth Glück, poeta, ensaísta e professora, nasceu a 22 de abril de 1943 em Nova Iorque, tem ascendência judaico-húngara. É desde 2004, escritora-residente da Rosenkranz da Universidade de Yale. A sua estreia literária foi em 1968 com o livro "Firstborn".
Para além do Prémio Nobel, já anteriormente recebeu vários prémios:
- 1993 - Prémio Pulitzer
- 2001 - Prémio Bollingen
- 2003-2004 - US Poet Laureate
- 2014 - National Book Award
- 2015 - Medalha Nacional de Humanidades conferida pelo presidente Obama
setembro 30, 2020
CALVIN É SOCIÁVEL, DEBOCHADO E ATÉ TEM PÁGINA NO FACEBOOK
"O Calvin é um gato cinzento, gordo, de olhos esverdeados e ar sério e maldisposto ou ternurento e simpático, consoante esteja ou não com fome e queira ou não que lhe abram a porta para ir à rua. (...) Ele decidiu por nós, não só porque é determinado e com ideias fixas, mas também porque numa casa com duas crianças e um jardim é impossível impedir um gato de sair se ele quiser. Por isso o Calvin sai (quase) sempre que lhe apetece. Gravámos numa placa os nossos números de telefone e prendemo-la na sua coleira, na esperança de que, caso se perdesse, alguém o ajudasse e nós o pudéssemos ir resgatar."
"Este é o meu Calvin, como eu o imagino e o sinto"
"Ninguém sabe muito bem em que dia é que eu nasci, e muito menos eu que não ligo nada a essas coisas, mas a ideia de fazer uma festa agradou-me, porque festas, em regra, rimam com comida. Era engraçado se pudesse fazer uma festa com a família e com todos os amigos que já fiz, os do bairro e os que encontrei durante as minhas viagens pela cidade. (...) Já estou a imaginar o festim de latinhas gourmet e a reserva que ficaria para os próximos meses. Adeus biscoitos de dieta para gatos esterilizados e idosos"
setembro 25, 2020
A MINHA VIDA FOI MAIS JORNAIS, TELEVISÃO E LIVROS
- Crónica dos Bons Malandros
- Á noite logo se vê
- Primeiro as Senhoras
- Fora de Mão
- Já não se escrevem cartas de amor
- Serpentina