Termina hoje a 13ª edição do Festival Literário Escritaria,
que decorreu na cidade de Penafiel, onde o homenageado
foi o escritor e jornalista Mário Zambujal.
Jornalista e escritor, nasceu a 5 de março de 1936, em Moura, no Alentejo. Trabalhou em diversos jornais, nomeadamente, A Bola, Diário de Lisboa e Diário de Notícias, em especial na área do desporto.
Foi autor de guiões de várias séries de televisão: Lá em casa tudo bem, em parceria com Raúl Solnado e Nuno Teixeira, Isto é o Agildo, Nós os Ricos e Os Imparáveis.
Na rádio, foi coautor dos textos do programa "Pão com Manteiga" da Comercial e que, posteriormente, foram reunidos em livro. Nunca exerceu a profissão de jornalista na rádio, apesar de gostar muito desses meio: " A minha vida foi mais jornais, televisão e livros".
Como escritor publicou vários livros de ficção. Relembramos o grande sucesso do livro Crónica dos Bons Malandros, publicado em 1980, disponível na Biblioteca Municipal para empréstimo domiciliário, e que deu origem, em 1984, a uma longa-metragem, realizada por Fernando Lopes e interpretada por Nicolau Breyner, Lia Gama, João Perry, entre outros.
São as pessoas "essa máquina fantástica inimitável que é o ser humano, absolutamente único, com todos os seus sentimentos" a inspiração para os seus livros.
Do autor, temos disponíveis para empréstimo os títulos referidos a seguir, não deixando de recordar, que a Biblioteca Municipal está provisoriamente em funcionamento ao público no lado nascente do Edifício da Resinagem:
- Crónica dos Bons Malandros
- Á noite logo se vê
- Primeiro as Senhoras
- Fora de Mão
- Já não se escrevem cartas de amor
- Serpentina
Em 1984, foi designado Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique e em 2016, foi distinguido pelo seu percurso como jornalista e escritor com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Lisboa e pela editora Clube do Autor.
No primeiro fim de semana de outono,
fique em casa com a companhia dos livros de
Mário Zambujal
Sem comentários:
Enviar um comentário