dezembro 02, 2020

NÃO SEI FAZER OUTRA COISA A NÃO SER PENSAR


Eduardo Lourenço, 1923-2020

Eduardo Lourenço era conselheiro de Estado, professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta e interventor cívico, foi várias vezes galardoado e distinguido.


Para ficar a conhecer a vida e obra de Eduardo Lourenço
veja AQUI



"Eduardo Lourenço foi, desde o início da segunda metade do século passado, o nosso mais importante ensaísta e crítico, o nosso mais destacado intelectual público. (...)
Escreveu sempre sobre Portugal, sobre o que é Portugal, sobre a história de Portugal, o que é ser português, qual é a nossa identidade, o que significamos hoje e no futuro e toda a vida foi verdadeiramente dedicada a pensar sobre Portugal"
[nota publicada no site da Presidência]




"A literatura não tem função. É um efeito do que somos de mais misterioso, de mais enigmático e ao mesmo tempo de mais ambicioso. Penso que, de todas as artes, a que revela o que a Humanidade é de mais profundo e absoluto é a música. A literatura é uma música um tom abaixo. Não se explica, não é da ordem do conceito como a filosofia. É natural que os homens reservam à literatura a sua maior atenção. A literatura é o nosso discurso fantasmático. Todas as culturas se definem pela relação com o seu próprio imaginário. A encarnação dele é a literatura."
                                                                                                                              Jornal Público, 2017



EDUARDO LOURENÇO
Morreu ontem, aos 97 anos. 








Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...