![]() |
Ilustração de Chris Gall |
Agosto, aquele mês em que as famílias veem à Biblioteca escolher os livros para levar para férias, ou simplesmente para um merecido fim de semana.
E um dos livros que vai acompanhar aquela família é o que hoje vos vamos sugerir:
O Leitor
de Bernhard Schlink
Editora Edições Asa
O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente.
O livro está traduzido em 39 idiomas.
Este romance foi galardoado em 1997 com os Prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt
A obra já foi adaptada ao cinema pelo realizador Stephen Daldry, em que os protagonistas foram Ralph Fiennes e Kate Winslet, que com a sua interpretação, foi a vencedora em 2009, do Oscar para melhor atriz.
Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 30. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta e finalmente fazem amor. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente.
Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.
Bernhard Schlink nasceu em 1944, em Biefeld, e é jurista de formação. Foi juiz do Tribunal Constitucional da Renânia Setentrional - Vestefália e professor de Direito Público e de Filosofia do Direito na Universidade Umboldt, em Berlim, desde 2006.
A sua obra como escritor começou com uma série de livros policiais. Uma dessas obras ganhou o Glauser Prize em 1989.
Em 1995 publica "Der Vorleser" (O Leitor), sendo a sua obra de ficção mais aclamada.
"O Leitor ultrapassa as fronteiras e fala diretamente ao coração"
The New York Times Book Review
No original, Der Vorleser,
significa aquele que lê alto para outro.
Quer saber a importância deste pequeno pormenor?
Venha à Biblioteca Municipal e leve o Leitor consigo
Boas Férias
ou
Bom Fim de Semana
Sem comentários:
Enviar um comentário