agosto 31, 2012

LEITURA DE FIM DE SEMANA


A vida modifica-se rapidamente...
A vida muda num instante...
Sentamo-nos para jantar
e a vida, como a conhecemos, acaba!


De um dos ícones da literatura americana, um livro espantoso de honestidade e paixão eletrizante. O retrato de um casamento e de uma vida, com bons e maus momentos, que tocará quem alguma vez amou um marido, uma mulher ou um filho.

"De uma honestidade devastadora, O Ano do Pensamento Mágico é um magnífico retrato sobre a perda, a mágoa e a tristeza, pintado ao detalhe, e sem vacilar, com o olhar cirúrgico da autora."     The New York Times




"Uma pessoa está a jantar e a vida que conhece acaba subitamente." 


Esta é a emoção do arranque do relato da escritora norte-americana Joan Didion sobre a morte repentina do marido, enquanto a filha de ambos, de 38 anos, lutava pela vida no hospital, após choque séptico.
Este é um livro para todos. Para todos aqueles que já se perguntaram: 
E agora? 
O que fazer se a vida parece já não ter sentido nenhum?



Joan Didion nasceu a 5 de dezembro de 1934 em Sacramento, formou-se na Universidade da Califórnia em Berkeley e licenciou-se em inglês em 1965.
É uma conceituada escritora, jornalista, dramaturga, ensaísta e novelista. Escreve regularmente nas revistas The New York Review of Books e The New Yorker. Colaborou com o marido, o escritor John Gregory Dunne, já falecido, em numerosos guiões cinematográficos. 
É autora de cinco romances e oito ensaios.
Os seus retratos de teorias da conspiração, paranóicos e psicopatas (incluindo Charles Manson) são considerados património da literatura americana. Foi, aliás, distinguida com a Medalha Anual, atribuída pela National Book Foundation, pela contribuição dada à literatura do seu país.



Com o seu livro O Ano do Pensamento Mágico, que hoje sugerimos como leitura de fim de semana, a autora venceu o Prémio Evelyn F. Burkey outorgado pelo Writers Guil of América e o Prémio Puddly de não ficção. Venceu ainda o National Book Award 2005 e em 2007 o Prémio Médicis.
O livro foi também levado à cena na Broadway, tendo Vanessa Redgrave, atriz vendedora de um Oscar, como protagonista.
Em Portugal, no final de 2009, estreou no Teatro Nacional D. Maria II, um monónolo interpretado por Eunice Muñoz, com encenação de Diogo Infante.




Aceite a nossa sugestão de leitura
Aproveite bem o Fim de Semana 


Ilustração de Rabeca Korpita



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...