agosto 17, 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO HERTA MÜLLER



Herta Müller nasceu a 17 de agosto de 1953 na Roménia, numa região de minoria de língua alemã. Poeta, romancista e ensaísta, a sua obra é marcada pelas duras condições de vida na Roménia sob o regime de Ceausescu.
Estreou-se na literatura em 1982, com uma coletânea de contos "Niederungen", que foi censurada. Em 1984, este livro foi editado na Alemanha e alcançou um grande sucesso.
Proibida de publicar na Roménia por ter criticado publicamente o governo, a escritora emigrou em 1987 para a Alemanha, com o marido, o poeta Richard Wagner, também nascido naquela região romena.
Antes de ir para a Alemanha, Herta Müller esteve exposta  continuamente aos interrogatórios, registo domiciliários e ameças da Securitate, o serviço secreto romeno.

De entre os recentes prémios que recebeu encontram-se o Impac  Dublin Literary Award, em 1998, o de Literatura de Berlim 2005, o Würth de Literatura Europeia 2005, o de Literatura de Walter Hasenclever 2006, o Franz Werfel de Direitos Humanos 2009, o Prémio Nobel da Literatura 2009 e o Hoffmann von Fallersberg 2010.

Herta Müller estará em Lisboa de 10 a 14 setembro a convite da Dom Quixote e do Goethe-Institut para apresentar o seu livro "Já Então a Raposa Era o Caçador". A sessão de apresentação da obra está marcada para o dia 13 de setembro, às 18h30, no Goethe-Institut, e será seguida por uma conversa com a escritora Lídia Jorge, moderada por João Barrento.

E enquanto não chega o novo livro de Herta Müller,
sugerimos para leitura de fim de semana

Tudo o que eu tenho trago comigo
Editora: Dom Quixote

Este livro resulta de várias conversas que Herta Müller teve com Oskar Pastior, um sobrevivente dos campos soviéticos após a II Guerra Mundial.
No posfácio deste romance sobre a deportação de seres humanos no pós-guerra, ficamos a saber que a mãe da autora estava entre os alemães residentes na Roménia, deportados por Estaline para prestarem trabalho forçado em campos soviéticos.

"[Este romance] tornou-se a peça mais valiosa na obra da autora para a legitimação do Prémio Nobel da Literatura. A já exausta "literatura dos campos" encontra neste romance um exemplo maior, que a transcende".
António Guerreiro, Expresso





Tenha um Bom Fim de Semana
 com Boas Leituras

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...